terça-feira, 22 de Abril de 2014 07:43h

Instituto Mineiro de Agropecuária firma convênio para fortalecer a agricultura familiar mineira

O acordo estabelecido pelo IMA prevê o investimento, somente neste ano, de R$ 800 mil reais no segmento, para gerar mais emprego e rentabilidade.

Para impulsionar ainda mais o crescimento da agricultura familiar em Minas Gerais e estimular a regularização, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai investir cerca de 800 mil reais neste setor em 2014. O investimento será viabilizado através do convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em 2012.

O objetivo do convênio é apoiar a inclusão dos agricultores familiares aos processos de agroindustrialização da produção, gerando mais emprego e rentabilidade, a partir da oferta de produtos de origem animal regularizados. O convênio firmado foi no valor de dois milhões de reais para desenvolver o setor.

Dentre as atividades previstas destacam-se as seguintes: contratação de empresa para elaboração de rótulos e projetos arquitetônicos das agroindústrias familiares; confecção de material técnico educativo (cartilhas e banners), compra de veículos para realizar acompanhamento e educação sanitária dos agricultores familiares; realização de análises físico-químicas e microbiológicas de monitoramento dos produtos da agroindústria familiar sem custo para o produtor; bem como as análises para verificação da qualidade da matéria-prima e da água e custeio dos exames de brucelose e tuberculose dos rebanhos.

A agricultura familiar é responsável pela produção de grande parte dos alimentos consumidos, sendo um importante segmento agropecuário de Minas Gerais. Em 2012, o IMA realizou um diagnóstico que constatou 648 agroindústria em funcionamento e produzindo alimentos. Destas, 208 já receberam o cadastro e a meta é cadastrar um total de 250 até o final de 2014.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, destaca a importância da regularização e desenvolvimento desta esfera. “É necessário dar credibilidade a esses estabelecimentos através da formalização da agricultura familiar, o que beneficia não só os produtores, mas os consumidores finais,” comenta.

Capacitação dos Agricultores Familiares

O IMA firmou uma parceria com o Senar Minas para capacitar as agroindústrias familiares em Boas Práticas na Fabricação. O curso é oferecido aos agricultores indicados pelo IMA.

A finalidade é possibilitar a legalização dos produtos a serem oferecidos ao mercado. As agroindústrias contempladas para esta iniciativa são pescados, leite, mel, ovos, carnes e seus derivados.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.