quarta-feira, 14 de Março de 2012 09:09h Atualizado em 14 de Março de 2012 às 10:16h. Carla Mariela

Jaime Martins ressalta a importância da Agenda Minas para Divinópolis

O Deputado cobra investimentos para Dorothea Werneck e Anastasia

A Agenda Minas tem como objetivo, apresentar investimentos capazes de solucionar problemas existentes nos Municípios de Minas Gerais. Além de trazer melhorias para as rodovias e para o transporte urbano, esse projeto visa também prevenir desastres naturais e sobre instalações de um Tribunal Regional Federal em Minas. Em um encontro realizado com o Deputado Federal, Jaime Martins, a Secretária de Estado, Dorothea Werneck, e o Governador Anastásia,  o deputado conversou com ambos a respeito de possíveis projetos a serem aplicados em Divinópolis.
De acordo com o deputado, seria fundamental que a Agenda Minas fosse incluída no Município, pois em conversa com a Secretária e com o Governador, ele fez cobranças para que projetos estruturais fossem concretizados na cidade. “Além dos pleitos de investimento nos municípios mineiros, estamos cobrando e eu já conversei sobre isso com a Secretária de Estado, Dorothea Werneck, e com o Governador Anastasia, sobre projetos estruturantes para nossa cidade, tais como a Duplicação da MG/050 e a necessidade de inclusão na Agenda Minas de recursos e apoios para o setor ferroviário beneficiando Divinópolis”, relata.
Jaime Martins ainda acrescenta que é preciso que seja realizadas melhorias em alguns setores na cidade. “Sabemos da necessidade de melhorarmos nossa logística, a capacitação de mão de obra e investimentos que precisam está no plano prioritário”, declara.
Uma das propostas apresentadas para a Secretária foi o fato da possibilidade de Divinópolis ter a concessão de um porto seco. “A ação é conhecida como Estação Aduaneira do Interior (EADIS), que se dará pelo incremento na infraestrutura ferroviária por meio de um terceiro trilho ferroviário ligando Divinópolis ao Porto de Itaguaí (RJ) e o incentivo do Estado para destinação de novos empreendimentos para Divinópolis e região”, disse.
Conforme, Martins, a Agenda Minas, não tem autor específico, pois envolve diversos setores da sociedade mineira. “A Agenda Minas é um movimento suprapartidário, ela envolve partidos, governo e entidades sociais e acadêmicas, nesse sentido, estamos trabalhando fortemente para que os projetos de infraestrutura e desenvolvimento da nossa região sejam contemplados dentro desse plano de ações. A Agenda envolve ainda, faculdades e universidades e o Governo de Minas Gerais”, esclarece.
Contudo, a Agenda Minas, quando aplicada, é um movimento que fortalece segundo Jaime Martins, o Estado de Minas Gerais a nível nacional trazendo investimentos e fortalecendo o espaço político e institucional. Ela começou a ser debatida esses últimos meses, sendo que o debate aconteceu por meio do Governo e da bancada mineira de deputados.
Sendo assim, Jaime Martins, possui a expectativa de que esse projeto seja repassado a Dilma Rousseff. “Espero que em breve essa Agenda possa ser encaminhada para a presidente da República, Dilma Rousseff”, finaliza o Deputado.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.