segunda-feira, 9 de Março de 2015 09:40h Atualizado em 9 de Março de 2015 às 14:03h.

Jogos olímpicos: MG recebe delegações da Grã Bretanha e do Canadá

Com mais de dez mil atletas selecionados para o evento esportivo, o Rio vai dividir a atenção do público com cidades de todo o país

A Olimpíada Rio-2016 vai movimentar os principais destinos turísticos do Brasil. Cerca de 10 mil atletas, representados por 205 países, estarão no país. As cidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora (MG) foram as primeiras a fecharem os acordos com as delegações da Grã-Bretanha e do Canadá – e já se preparam para a chegada de atletas olímpicos e paralímpicos.

A Universidade Federal de Juiz de Fora receberá a equipe atletismo do Canadá. A delegação será representada por aproximadamente 180 pessoas e terá à disposição uma pista de atletismo com 400 metros e oito raias e infraestrutura para condicionamento físico e musculação, fisioterapia e massagem. A delegação da China também assinou o protocolo de intenções manifestando interesse em treinar na cidade mas, até o momento, não fechou contrato.

Já a comissão britânica de atletismo e natação optou pelas instalações da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O centro de treinamento da instituição oferece equipamentos, suporte técnico e cientifico para cerca de 100 atletas. A capital mineira será, ainda, sede das partidas olímpicas de futebol.

“Com a Copa do Mundo o país demonstrou que está preparado para receber bem o turista”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages. “Estou certo de que vamos repetir o sucesso com os Jogos Olímpicos”, afirmou. A Olimpíada acontece entre os dias 5 a 21 de agosto de 2016 e, os Jogos Paralímpicos, entre 7 a 18 de setembro de 2016. Estima-se que 380 mil estrangeiros visitem o país durante os eventos, segundo o Ministério do Turismo, e se distribuam por inúmeras cidades. Na Copa do Mundo, os visitantes internacionais passaram por 491 municípios brasileiros.

Minas Gerais foi o terceiro estado mais visitado da Copa do Mundo. A hospitalidade do mineiro, a segurança pública e as opções de diversão noturna, receberam avaliações positivas acima de 94%. Americanos e italianos foram os mais vistos na capital, de acordo com estudo. A infraestrutura e os serviços oferecidos na cidade também foram aprovados com índices superiores a 80% pelos brasileiros que estiveram por lá.

Juiz de Fora localiza-se a 180 quilometro do Rio de Janeiro. Entre seus atrativos está o mirante Morro do Imperador, um passeio cultural pelo Cine-Thatro Central e o Museu Mariano. Atividades ao ar livre em meio a natureza são realizadas no Parque Halfeld e no Parque da Lajinha. A cada ano, a cidade sedia pelo menos dois importantes eventos gastronômicos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.