terça-feira, 23 de Dezembro de 2014 08:57h

Kits do programa Roda de Conversa serão distribuídos para escolas da rede estadual

Conjunto de DVDs contém 31 programas gravados desde 2012; objetivo do produto é ampliar o debate em torno da educação

A Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores inicia essa semana a distribuição dos kits dos programas Rodas de Conversa produzidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). O kit é composto, ao todo, por 31 programas gravados desde 2012, entre eles os seis programas gravados esse ano. O Roda de Conversa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais destinada a ampliar o debate em torno da educação.

“O Roda de Conversa aborda temas do cotidiano da escola e são debatidos por especialistas e estudiosos desses temas. A ideia é que as escolas possam qualificar suas reuniões pedagógicas utilizando esse material”, conclui a diretora da Magistra, Ângela Dalben.

Os kits serão enviados às Superintendências Regionais de Ensino, que serão responsáveis por fazer a distribuição para as 3.671 escolas estaduais.

As escolas também receberão a edição especial da revista Amae Educando, que reúne 30 artigos baseados nos projetos apresentados no III Congresso de Práticas Educacionais.

Roda de Conversa

Criado em 2012, o Roda de Conversa coloca em pauta temas como alfabetização, ensino médio, avaliação, ética, projeto político-pedagógico, violência, juventude, sexualidade, jogos, tecnologia como aliada do aprendizado, empreendedorismo e escola em tempo integral. Ao todo, foram produzidos 31 programas, entre 2012 e 2014.

O Roda de Conversa é uma idealização da Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores e da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação, com produção da D2R Studios. O objetivo dos programas é ampliar o debate em torno da educação.

Quem quiser assistir às temporadas anteriores do Roda de Conversa pode ver os programas gravados entre 2012 e 2013. Eles estão disponíveis pelo YouTube, no canal da Secretaria de Estado de Educação ou da Magistra. Outra opção é o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV).

Programas inéditos

A temporada 2014 do Roda de Conversa mantém algumas características: duração de 52 minutos, divididos em três blocos, no intuito de atender ao conceito de grade televisiva definido pela Rede Minas. Mas o programa vai ao ar com uma nova estética.

Com uma equipe de 12 profissionais, o destaque é para a captação das imagens, que está sendo feita com quatro câmeras especiais, de alta resolução e qualidade para produção de imagens de cinema, superior à Full HD (Full High Definition). O cenário foi totalmente reformulado e a locação não é mais o estúdio de televisão. O Roda de Conversa é realizado nas dependências da Magistra.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.