sexta-feira, 8 de Maio de 2015 14:25h Atualizado em 8 de Maio de 2015 às 14:27h.

Lira Musical São Sebastião completa 36 anos

Banda se apresenta nos principais eventos de Nova Serrana e região

Hoje, dia 07 de maio de 2015, a Lira Musical São Sebastião de Nova Serrana completa 36 anos de dedicação à cultura. São mais de três décadas levando música de qualidade, com um seleto e sempre renovado repertório e sempre inovando nas apresentações nos eventos mais importantes da cidade ou na região.   

Em comemoração aos 36 anos, a Lira irá se apresentar no lançamento da Escola do Legislativo, que acontece na Câmara Municipal, no dia 12 de maio, às 19h. E, no dia 18 de maio, haverá missa de celebração das quase quatro décadas de Lira. A missa será no domingo (18), na igreja São João Bosco, no bairro Planalto, às 8h.

Fundada em 1979, a Lira Musical São Sebastião, de Nova Serrana (MG), é uma instituição tradicional que enriquece o cenário musical popular do município e de várias cidades do Centro-Oeste de Minas Gerais, estado que possui o maior número de bandas do Brasil.

Com mais de 30 integrantes, de idade entre 12 e 60 anos, Lira tem no apelo popular sua marca registrada. Em seu repertório sempre há os tradicionais dobrados, clássicos da música internacional e peças do cancioneiro popular que recebem roupagem nova e emocionam o público em todas as apresentações.

A Lira Musical São Sebastião tem sede própria, onde o grupo de músicos se reúne para aulas e ensaios. A banda é formada por quatro trompetes, quatro trombones, dois souzafones, oito sax-alto, dois sax-tenor, oito clarinetas, um bombardino, uma requinta e quatro instrumentos de percussão.

À frente da escola de música, o Maestro João Evaristo Silveira Jr., também arranjador e compositor, inova nos arranjos e nas peças próprias, criadas especialmente para as apresentações da Lira. É ele também quem ministra de músicas oferecidas gratuitamente para a comunidade e os ensaios por instrumento, divididos em dias diferentes da semana.

A Lira Musical São Sebastião é uma entidade sem fins lucrativos e é comandada por uma diretoria não-remunerada. O objetivo da instituição é valorizar e perpetuar a cultura das “bandas de coreto”, que são parte fundamental da cultura mineira e instituição em extinção.

A Lira é mantida pela Prefeitura e por doações de cidadãos e empresários. Interessados em ajudar podem procurar a Sede na rua Padre Libério, 353 – Frei Paulo – ou pelo telefone 9978-0050.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.