sábado, 14 de Junho de 2014 06:39h

Loja do Brasil Original começa a funcionar em BH

Mais de 15 mil peças feitas por artesãos mineiros serão comercializadas durante o período dos jogos esportivos

O showroom do projeto Brasil Original já está funcionando em Belo Horizonte. Até o dia 13 de julho, as lojas criadas para mostrar o artesanato brasileiro aos turistas estarão nas nove das 12 capitais que sediam as competições esportivas. Na capital mineira, a loja fica no 2º piso do shopping Pátio Savassi, na região Centro-Sul da cidade.

O projeto Brasil Original, foi criado pelo Sebrae para  dar mais visibilidade ao artesanato brasileiro, principalmente durante os eventos esportivos. A iniciativa pretende estimular os artesãos no desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, buscando também a melhoria no design e gestão, além de acesso a mercado.

“Além de dar visibilidade ao trabalho do artesão mineiro junto a turistas e população local, a estratégia contribui para a geração de renda, a partir do aumento do volume de produção e vendas”, analista da Unidade de Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae Minas, Sabrina Campos.

Em Belo Horizonte, 15 mil produtos feitos de Norte a Sul do estado, estão sendo expostas e comercializadas. São peças em tecido, produtos decorativos e utilitários feitos com fibra de bananeira, colares, brincos e anéis feitos com mosaicos de sementes e pedras preciosas, imagens  de animais e frutas esculpidos na madeira, painéis decorativos, brinquedos e jogos pedagógicos, e produtos feitos com capim dourado, cerâmica, ferro, vidro e papel.


A mostra e comercialização das peças também aconteceu na Copa das Confederações, em 2013. No período, mais de 125 mil pessoas visitaram as cinco lojas montadas em Brasília, Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), o que superou as expectativas. Ao todo, 22 mil itens foram comercializados, somando R$ 714 mil em negócios.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.