sexta-feira, 29 de Abril de 2016 12:56h Agência Minas

Manifestações na Ouvidoria-Geral aumentam 25% no primeiro trimestre de 2016

Educação lidera os registros no período. Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Contagem e Ribeirão das Neves são os municípios com maior participação

Os cidadãos mineiros procuraram mais a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) nos três primeiros meses de 2016 se comparado ao mesmo período do ano passado. Em janeiro, fevereiro e março deste ano, foram 6.912 manifestações contra 5.494 registradas nos três primeiros meses de 2015. O percentual é 25,81% maior. Os números são do relatório trimestral do órgão e refletem ações do órgão para estar mais perto do cidadão.

A Ouvidoria Educacional foi a mais procurada pela população mineira. Foram 1.956 manifestações nos três primeiros meses de 2016. O aumento foi de 113,54%. A maioria é referente ao processo de designação (organização do quadro de professores nas escolas) e atraso no pagamento dos profissionais da área.

 

 

 

Segundo o relatório, foram registradas manifestações na Ouvidoria de Saúde (1.459), de Polícia (1.438), da Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas (761), do Sistema Penitenciário (620) e Ambiental (144). Os registros resolvidos no primeiro atendimento somam 534.

As reclamações lideram as tipologias de manifestações, com 44,01%. Os cidadãos mineiros também procuraram a OGE para registrar denúncias (19,24%), pedir informações (16,42%), fazer alguma solicitação (14,24%), criticar (2,75%), elogiar (1,98%) e indicar sugestões (1,36%) referentes aos serviços públicos.

 

 

 

Belo Horizonte continua sendo o município mais demandado, com 1.987 manifestações. Estão também no topo da relação dos municípios que mais registram demandas Uberlândia (255), Juiz de Fora (193), Contagem (141) e Ribeirão das Neves (138).

A internet continua sendo o meio pelo qual os cidadãos mais entram em contato com a OGE. Mais da metade dos manifestantes usaram a web para realizar registros no órgão, 51,32%. O telefone – Disque 162 – foi utilizado por 25,69% dos cidadãos. Os demais meios de contato, como atendimento presencial, cartas, ofícios e matérias veiculadas na mídia, somam 22,99%.

 

 

Entre em contato com a OGE

A Ouvidoria recebe manifestações dos cidadãos pelo Disque Ouvidoria (telefone 162). Também é possível registrar manifestações indo até a sede da OGE (Rodovia Pref. Américo Gianetti, 4001 - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte (MG) - Prédio Gerais /12º Andar - CEP 31.630-901).

Ofícios e cartas enviadas para o órgão também serão aceitos como manifestações. Na Casa de Direitos Humanos (Avenida Amazonas, 558 - Centro de Belo Horizonte), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

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