sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 10:44h

Marca da IV Bienal de Design ganha prêmio na Alemanha

A identidade venceu o Red Dot Communication Award 2013, a principal premiação de design do mundo

A identidade da IV Bienal Brasileira de Design, realizada em 2012, recebeu mais um prêmio internacional: o Red Dot Communication Award 2013, a principal premiação de design do mundo. A Bienal foi uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Sebrae.

O designer Gustavo Greco voltou de Berlim com a identidade da IV Bienal destacada pelo júri como “grand prix”. Apenas 10 trabalhos de todas as inscrições receberam este destaque. A cerimônia de premiação (Red Dot Gala) foi realizada no Konzethaus Berlim. Foram 6.800 trabalhos inscritos de 49 países, com apenas 575 vencedores, entre eles mais três projetos da Greco: Estande Brasil Design em Cannes, Palíndromo #3 - Socorram-me, Subi no Ônibus em Marrocos e a Sinalização do Sebrae-MG.

A identidade visual da IV Bienal Brasileira de Design: D[esign] + D[iversidade] = B[ienal], que este ano também levou o leão de prata da categoria Design Lions em Cannes, teve como ponto de partida o tema da edição, Diversidade Brasileira. “Partimos de questões como diversidade dos recursos naturais, pluralidade, multiplicidade, produção industrial/artesanal, diferentes ângulos de visão ou abordagem para a criação. Era fundamental, portanto, que a marca fosse tão flexível quanto as infinitas possibilidades de manifestações do homem no registro de seu tempo por meio do design”, explica Gustavo. O resultado foi a criação de uma identidade variável, na qual duas letras “D” (uma representando o design e a outra, a diversidade) de tipos distintos se alternam, formando sempre um “B” (de Bienal).

Red Dot

O Red Dot existe desde 1955 e é reconhecido internacionalmente por sua credibilidade e tradição. A premiação é organizada pelo instituto alemão Design Zentrum Nordrhein Westfalen e conta com um painel internacional de jurados que avalia projetos dos mais diversos segmentos da indústria mundial, como arquitetura, móveis e automobilística, entre outros.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.