quinta-feira, 2 de Abril de 2015 13:31h

“Mateus Leme em Movimento” incentiva atividade física e promove espetáculo ao ar livre na praça da Matriz

Projeto Feliz Idade, estudantes e população abraçam a ideia de levar uma vida mais saudável

O projeto “Mateus Leme em Movimento”, que durante todo o mês de abril vai oferecer atividades físicas monitoradas e gratuitas em vários pontos do município, foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 1º de abril, com a presença do Projeto Feliz Idade, de alunos do Coensfa e da Escola Estadual Justino Ribeiro. A população também participou das atividades.

Crisleide Rosa de Sousa Cardoso levou o filho e o pai para a brincadeira saudável na Praça de Santo Antônio, no Centro de Mateus Leme. Ela aprovou a ideia e enalteceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes. “Como cidadão temos que fazer parte da vida cultural do município, valorizar os projetos desenvolvidos para a população e incentivar a participação das pessoas, porque, além de fazer bem, incita o poder público a investir mais em atividades culturais e de integração social”, destacou.

E ela está certa. Através do projeto “Mateus Leme em Movimento” a Secretaria Municipal de Esportes firmou convênios com duas academias particulares da cidade que, durante um mês, vão oferecer atividades sem custos para toda a população.

Até o dia 30 de abril, aulas de hidroginástica, hidrojump, jump e kangoo jump serão oferecidas nos centros esportivos. Em algumas praças públicas, no centro de Mateus Leme e nos distritos, as atividades serão voltadas para exercícios como caminhadas, ginástica localizada, alongamentos e jogos de peteca.

É na rua que o casal de aposentados João Ferreira de Silva e Maura Moreira de Souza quer se exercitar. Além de participarem da abertura do “Mateus Leme em Movimento”, eles fizeram inscrições para as atividades programadas que serão realizadas ao ar livre. “Estamos buscando mais qualidade de vida e tratando a saúde como prioridade. A realização desse evento nos motiva a vir para a rua e movimentar. Além de praticar esportes em horários compatíveis com a nossa rotina, tivemos hoje a oportunidade de nos divertir e ainda reencontrar alguns amigos”, afirmou o casal.

Inscrições
Para participar do projeto os interessados devem fazer o agendamento prévio das atividades. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Esportes pessoalmente ou por telefone. O contato é o 3535.2513.

“Várias pessoas já inscreveram para as diversas atividades, mas ainda há vagas em algumas modalidades. Estamos trabalhando para atender toda a demanda e com o objetivo de não deixar ninguém parado”, avaliou a secretária de Esportes, Josiane Alves de Oliveira durante a abertura do projeto na Praça da Matriz.

Participação especial
O projeto Feliz Idade foi, mais uma vez, convidado especial e animou as atividades. “Para nós é uma satisfação imensa poder participar e contribuir com o sucesso desse projeto esportivo. Hoje, ao lado de estudantes tão jovens e de vários membros da sociedade, ficamos ainda mais entusiasmados porque transmitimos nossa mensagem de que basta querer para ter mais qualidade de vida”, afirmou a coordenadora do projeto, Bernadete Gonzaga.

Ela ainda destacou a alegria de todos em participar. “Nós adoramos. É uma oportunidade de melhorar nossa relação interpessoal e ainda buscar juntos uma vida mais saudável”, completou.

Espetáculo ao ar livre
O palhaço Treco-Treco garantiu a alegria de estudantes e da população com o espetáculo “Treco- Treco quer casar”. A montagem, uma mistura de teatro de improviso e teatro de bonecos caiu na graça dos participantes e alegrou a manhã na praça da Matriz.

Saúde e Esportes
A abertura do “Mateus Leme em Movimento” também levou terapia oriental para a Praça da Matriz. Através do Lian Gong, técnica chinesa para prevenir e tratar dores no corpo, homens e mulheres se exercitaram ao som de música calma e atividades intensas. A terapia é oferecida em sessões semanais pela Secretaria Municipal de Saúde como tratamento preventivo de algumas doenças, mas durante o mês de abril, essa prática milenar vai chegar às ruas para ganhar novos adeptos.

Café da manhã
As atividades foram encerradas com um café da manhã, oferecido a todos os participantes. Além de muita água, suco e frutas foram oferecidos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.