terça-feira, 4 de Novembro de 2014 06:50h

Mateus Leme inaugura a quarta unidade de Saúde em menos de seis anos

UBS “José Rodrigues da Silva”, na Reta, vai acolher 4.631 pessoas de dez bairros

A Prefeitura de Mateus Leme inaugura nesta sexta-feira, dia 07, mais uma Unidade Básica de Saúde, a UBS da Reta, a sétima (entre as nove equipes de ESF) que passará a funcionar em imóvel próprio e adequado aos procedimentos primários da Saúde. Com a entrega da nova unidade, o município cumpre o compromisso de reestruturar a rede atenção básica, ampliando e qualificando a cobertura de saúde da população.

A nova unidade da Reta vai beneficiar 4.631 pessoas, conforme dados do último senso do Sistema de Informação da Atenção de Básica (SIAB), do Ministério da Saúde. Além de ter o maior grupo populacional para cobertura em saúde, o novo posto de Estratégia de Saúde (ESF) vai monitorar famílias de outros nove bairros: Atalaia, Bom Jesus, Coqueiral, Jardim de Alah, Jardim Serra Azul, Nossa Senhora de Fátima, Paraíso, Tiradentes e Vivendas do Vale.

Um médico, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem, um dentista, um auxiliar de odontologia e agentes comunitários integram a equipe de profissionais que vai atender a população e trabalhar com foco na promoção da saúde, com ênfase também na saúde bucal. “Na nova unidade a Secretaria de Saúde terá condições de incentivar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças porque há espaço para melhor instruir os grupos operativos, promover a educação permanente e a capacitação da própria equipe”, destacou a secretaria ajunta de saúde, Maria Emília Rocha.

A construção da nova UBS atende a todas as normas do governo do Estado. Por isso, de acordo com o secretário de Saúde, Magdo Helder Marques, a unidade será entregue preparada para abrigar até duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, o que permitirá a contratação de novos profissionais e, consequentemente, agilizará os atendimentos. “O município de Mateus Leme já tem pactuado com o Ministério da Saúde a contratação de uma nova equipe de ESF que, quando contratada, será destinada ao atendimento na UBS da Reta onde, proporcionalmente, há o maior número de pessoas para cada agente de saúde”, afirmou o secretário.

Com nove postos de saúde instalados e em funcionamento, Mateus Leme consegue abranger 92% da população oferecendo acesso à rede de atenção básica, conforme o levantamento mais recente realizado pelo Ministério da Saúde. “A Prefeitura está investindo cada vez mais na saúde para garantir o direito de todos os cidadãos ao sistema de saúde e está atenta aos problemas mais comuns da comunidade, oferecendo serviços de prevenção, promoção, cura e reabilitação para maximizar a saúde e o bem estar, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida”, destacou o prefeito Marlon Guimarães.

Nova realidade na Saúde

A unidade de saúde da Reta será a quarta inaugurada pela Prefeitura de Mateus Leme em menos de seis anos. Desde 2008, o município investiu recursos próprios e firmou convênios com o governo de Minas Gerais para a construção dos PSF Serra Azul, Santa Bárbara e Imperatriz, além da reforma de unidades de apoio, como no bairro Suzana. Na estruturação da rede de urgência e emergência, Mateus Leme conseguiu, junto ao governo federal, recursos para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Hoje, a UPA oferece à população profissionais de várias especialidades, um corpo clínico capacitado, além de equipamentos modernos e remédios, que são distribuídos gratuitamente.

UBS “Zé Detetive”

A inauguração da nova UBS da Reta fará uma justa homenagem a um dos homens que primeiro ocupou a região, no início da década de 1980.

José Rodrigues da Silva, conhecido como “Zé Detetive”, nasceu em Itaúna em 1934, mudou para Belo Horizonte em 1958, onde foi investigador na Secretaria de Segurança Pública do Estado e escolheu Mateus Leme para viver logo após a publicação de sua aposentadoria em 1982, quando mudou com sua família para o bairro. Hoje aos 80 anos, “Zé Detetive” é casado com Florestina Venâncio Silva (76), tem sete filhos, 14 netos e dois bisnetos.

“Eu me sinto muito honrado em receber essa homenagem em vida. É um momento muito marcante para mim e para minha família”, destacou Zé Detetive, que faz questão de comparecer à inauguração da nova unidade de Saúde. “Este será mais um ato que, com certeza, será um marco na história do nosso bairro e do nosso município. Um momento de ver mais uma conquista sendo entregue para a população”, completou o homenageado.

Serviço

Inauguração da UBS José Rodrigues da Silva “Zé Detetive”

Rua Buritis, n.º 64, Reta (atrás da Escola Geny Guimarães)

Às 19h30min

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.