sábado, 4 de Outubro de 2014 08:19h

Mateus Leme prepara atividades para mobilizar população contra o câncer de mama e de próstata

Outubro Rosa e Novembro Azul leva conscientização e importância da prevenção às doenças que mais matam mulheres e homens no país

Apesar de curável, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Entre os homens, doenças relacionadas à próstata é a segunda causa de morte entre os pacientes diagnosticados com tumores no país, ficando atrás apenas das enfermidades provocadas por complicações pulmonares.

Para ambos os casos existe prevenção. O auto-exame, no caso das mulheres, e a consulta regular a um urologista, entre os homens, após os 40 anos, podem reduzir em até 100% os riscos de agravamento dos dois tipos de câncer. Por isso, a Secretaria de Saúde de Mateus Leme, realiza entre os meses de outubro e novembro, várias atividades de mobilização social e de conscientização contra a doença.

A proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados e a importância do diagnóstico precoce. Mulheres e homens com mais de 40 anos serão o público das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

As atividades terão o ápice no dia 1º de novembro, quando será realizado o Dia D de enfrentamento ao câncer. Na Praça da Matriz haverá ações matinais, com caminhadas e mobilização pelas ruas, apresentação de capoeira dos alunos da APAE, música ao vivo, e premiação para o comércio. Em pareceria com a Associação Comercial de Mateus Leme (ACIAPS) todos os lojistas foram convidados a participar da campanha de mobilização, decorando as vitrines com as cores símbolos do programa de enfrentamento à doença: azul e rosa. “A ACIAPS acredita na importância de mobilizar para salvar vidas. Na nossa visão, quando amparamos as causas sociais estamos promovendo o comércio em todos os sentidos. Essa é uma causa nobre que têm de ser apoiadas”, afirmou o presidente da Associação Comercial, Marcus Júnior Diniz.

A Secretaria de Saúde também vai levar o tema para a discussão em família. Através de uma parceria com a Secretaria de Educação, alunos de todas as escolas estaduais, municipais, infantil e particular foram convidados a escrever e desenhar sobre a importância da mobilização. “Os alunos são importantes pulverizadores das informações em casa e na família. E é com informações que vamos reduzir os índices de câncer”, afirmou o secretário de Saúde, Magdo Helder Marques.

A mobilização também será realizada aos bairros. “Todas unidades de saúde no município vão estabelecer um dia específico para enfatizar a importância da prevenção elaborando um conjunto de ações para chamar a atenção dos pacientes e das pessoas acolhidas pelo programa Estratégia de Saúde da Família”, destacou o secretário de Saúde.

A programação esportiva também será importante na luta contra a doença e envolve uma caminhada ao longo das principais ruas do centro da cidade e um trilhão na zona rural até a cidade de Florestal. “Praticar esportes também é uma forma de se cuidar. Nossa proposta é ir para as ruas levantar a bandeira de uma vida mais saudável, chamando a atenção para a importância da prevenção”, afirmou a secretária de Esporte, Josiane Alves de Oliveira.

Orientação

Em parceria com a Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca), de Betim, a Secretaria de Saúde realiza na véspera do Dia D das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” uma confraternização para toda a população. Um dia inteiro com atividades preventivas e de orientação vai promover a informação. Das 08h às 16 horas, do dia 31 de outubro, palestra com nutricionista vai abordar a importância de uma alimentação regular e quais os alimentos mais indicados para cada tipo de tratamento e também de prevenção, um debate com especialistas em previdência social vai destacar os direitos previdenciários dos pacientes em tratamento e uma conversa com uma psicóloga que já lutou e venceu a luta contra o câncer de mama vai levantar a autoestima de pessoas que enfrentam a doença em casa e no ambiente de trabalho. A confraternização será na Onix Lounge, no centro de Mateus Leme e vai contar também com a apresentação da terceira idade, do projeto Feliz Idade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.