quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014 06:39h

MDA entrega mais 226 equipamentos do PAC a municípios de Minas Gerais

O Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realiza nesta quarta-feira (26), em Minas Gerais.

O Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realiza nesta quarta-feira (26), em Minas Gerais, mais uma entrega — a 17ª no estado — de equipamentos relativos à segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As máquinas e veículos serão utilizados pelas prefeituras no processo de construção de obras de infraestrutura hídrica, para armazenamento de água e de recuperação e abertura de estradas vicinais. A solenidade, que será realizada no município de Betim, a 30 quilômetros de Belo Horizonte, contará com as presenças da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.
O investimento total do MDA na aquisição das 226 máquinas que serão entregues 209 municípios mineiros atingiu R$ 67,5 milhões. São 64 motoniveladoras, 138 caminhões-caçamba e 24 caminhões-pipa. O total de agricultores familiares a serem beneficiados com os novos equipamentos nesses 209 municípios é de 101.897, de uma população rural de 629.708 habitantes.

O delegado federal do MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes Filho, assinala que, após o evento, 792 municípios dos 853 que existem no estado terão sido beneficiados pelo PAC2 Equipamentos. “Minas Gerais é o estado mais contemplado com máquinas do PAC2 para a agricultura familiar e a reforma agrária. É importante destacar que, nesta entrega, vamos universalizar — ou seja, completando a doação total prevista —, também, os caminhões-pipa para os 134 municípios da área mineira da Sudene, em estado de emergência em função da estiagem”, informa

Boa Esperança
Alcides Guedes Filho destaca que, nesses municípios, o MDA já completou a entrega de todas as retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba. “No próximo mês, deveremos universalizar, também, as pás carregadeiras. Esses 134 municípios terão recebido, no total, cinco equipamentos. Os demais (658 municípios) recebem três, que compõem o kit básico do PAC2”, acrescenta.

Um dos municípios que receberão o caminhão-caçamba do PAC2 Equipamentos é Boa Esperança, situado a 283 quilômetros da capital mineira. O prefeito Antonio Carlos Vilela (Tonho do Posto) diz que a região onde se situa Boa Esperança é agrícola, formada por agricultores familiares que dependem de boas estradas para escoar a produção. “As nossas estradas estão caóticas e esses equipamentos vão deixá-las boas demais da conta, dando sustentabilidade aos produtores dessas pequenas propriedades”, afirma.

Ainda de acordo com o prefeito, Boa Esperança tem, atualmente, 89850 habitantes, dos quais nove mil estão na zona rural. Esses agricultores familiares, segundo ele, dedicam-se à produção de milho, café, feijão e leite.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.