quarta-feira, 13 de Maio de 2015 10:21h

Memorial da Assembleia integra a Semana Nacional de Museus

Programação especial vai de 18 a 24 de maio, em instituições de todo país, para celebrar Dia Internacional de Museus

O Memorial da Assembleia de Minas participará da 13ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá em todo o país entre 18 e 24 de maio. Trata-se de um evento cultural de âmbito nacional que ocorre anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado nesta segunda-feira (18/5/15). A ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que, pela segunda vez, selecionou o Memorial para participar das atividades – a primeira foi em 2014.

Neste ano, o tema do evento é "Museus para uma sociedade sustentável". A ideia é enfatizar a importância de uma maior conscientização acerca da necessidade do desenvolvimento de ações sustentáveis pelo homem em sua relação com nosso planeta. O Memorial da Assembleia de Minas participa da programação oferecendo visitas educativas especiais, que levarão os visitantes a conhecer o papel e as ações do Parlamento mineiro na construção de uma sociedade sustentável. Ao mesmo tempo, os visitantes serão incentivados a refletir sobre suas responsabilidades como cidadãos para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

O público-alvo são alunos de instituições educacionais, como escolas públicas e particulares, organizações não governamentais, associações e outras entidades afins. As visitas terão duração aproximada de 60 minutos e serão realizadas em grupos de até 30 pessoas. As instituições interessadas deverão efetuar o agendamento pelo telefone (31)2108-5253.

Adolescentes trabalhadores - Nesta edição da Semana Nacional de Museus, o Memorial atuará em sintonia com a campanha “Reflita, mude, economize”, lançada recentemente pela ALMG para incentivar o consumo consciente de água e energia. Para isso, serão realizadas visitas orientadas com os adolescentes trabalhadores da Casa para que eles também conheçam as iniciativas institucionais em prol da sustentabilidade e reflitam sobre o que cada um pode fazer para ajudar a preservar os recursos naturais.

Inaugurado em novembro de 2013, o Memorial é um centro de referência e de comunicação do legado político do Legislativo mineiro. Além da história do Parlamento, há informações sobre a produção legislativa e a criação de novos canais de participação popular, passando pelo papel da Assembleia em momentos de mobilização política da sociedade mineira. A exposição de longa duração é dividida em quatro módulos e busca no passado referências para a reflexão sobre as inquietações do presente. O espaço está aberto à visitação, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.