segunda-feira, 2 de Julho de 2012 09:50h Gazeta do Oeste

MG é o 3º estado em número de Empreendedores Individuais

Minas Gerais já é o terceiro estado em número de Empreendedores Individuais (EIs) no país. Já são 269 mil trabalhadores formalizados (até 28/6).

Minas Gerais já é o terceiro estado em número de Empreendedores Individuais (EIs) no país. Já são 269 mil trabalhadores formalizados (até 28/6). Nos seis primeiros meses de 2012 foram cerca de 81 mil formalizações, 12 mil a mais que prevista para todo o ano.

 

No Brasil já são mais de 2,5 milhões de Empreendedores Individuais. Em relação ao número de formalizados, Minas Gerais só perde para São Paulo (628 mil) e Rio de Janeiro (315 mil).

 

A maior concentração de Empreendedores Individuais mineiros está na região Central do Estado.  As cidades com o maior número de formalizados são: Belo Horizonte (49,8 mil), Contagem (11,8 mil), Uberlândia (11,1 mil), Juiz de Fora (7,2 mil), Betim (7,1 mil), Montes Claros (5,1 mil) e Ribeirão das Neves (4,8 mil).

 

O varejo de roupas e acessórios continua liderando o ranking das atividades com a maior quantidade de formalizados. As cinco atividades que concentram o maior contingente de EIs mineiros são: barbeiro, bares, lanchonetes, obras de alvenaria e atividades estéticas.

 

Empreendedores Individuais são trabalhadores sem sócios e com receita bruta anual de até R$ 60 mil. São autônomos e ambulantes que normalmente não pagam tributos. Entre as vantagens de se formalizar está o registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), direito à cobertura previdenciária e o acesso a financiamentos diferenciados.

 

Semana do Empreendedor Individual

 

Para capacitar os profissionais já formalizados e incentivar os trabalhadores por conta própria a sair da informalidade o Sebrae irá realizar a Semana do Empreendedor Individual, de 2 a 7 de julho, nas capitais dos estados e no Distrito Federal.

 

Em Minas, os atendimentos serão realizados de 2 a 6 de julho, na Rua Bernardo Guimarães, 1.903, Lourdes. Os empreendedores receberão orientações sobre como se formalizar e poderão participar de oficinas e palestras. Também haverá espaço para atender o EI formalizado, com orientações relacionadas à gestão do negócio e oportunidades de crédito.

 

No dia 4 de julho também será realizada palestra no auditório do Sebrae-MG (Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada). Já no interior, algumas cidades irão promover atividades pontuais direcionadas ao Empreendedor Individual. São elas: Uberlândia, Itajubá, Montes Claros, Diamantina, Janaúba, Conselheiro Lafaiete.

 

 

 

 

SEBRAE

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.