quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014 07:09h

Minas começa a qualificar técnicos que atuam na gestão do Suas

Capacitação busca dar a técnicos e gestores uma visão geral do Suas e falar sobre o provimento dos seus serviços e benefícios sócio assistenciais.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) capacita, até sexta-feira (28), 119 técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dos municípios da região de Montes Claros, Salinas, Almenara e Araçuaí.  A qualificação, que acontece no Hotel Grand Minas, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, busca dar a esses profissionais uma visão geral do Suas e sobre o provimento dos seus serviços e benefícios socioassistenciais.

Até o próximo dia 28, esse primeiro curso será estendido a mais 342 profissionais de nível superior de outras regiões do Estado que atuam nos serviços sociossistenciais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), nos Centros Pop (destinados à população de rua) e nos Serviços de Acolhimento Institucional, além de equipes volantes.

Na abertura do primeiro curso, que será estendido aos 853 municípios mineiros, a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Maria Albanita, enfatizou a importância da qualificação dos trabalhadores do Suas. “É um desafio enorme. Nós começamos hoje e vamos até setembro com várias turmas, que vai beneficiar os 853 municípios com essa proposta do Capacita Suas, que é mais um eixo da proposta de qualificação que o Estado tem em relação a todos os trabalhadores do Suas. Nós temos o telepresencial, que começaremos em abril, e outra modalidade de capacitação em âmbito regional, que estamos fechando parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM)”, informou, destacando que Minas tem feito um esforço enorme para ampliar a capacitação dos trabalhadores no Estado.

Em relação à grande rotatividade de trabalhadores do Suas nos municípios,  Maria Albanita informou que, para minimizar esse problema, a Sedese realizou, no final do ano passado, um concurso para a contratação de 80 profissionais para o Suas, sendo 40 psicólogos e 40 assistentes sociais. O resultado final já foi divulgado, em janeiro deste ano, e a Secretaria aguarda sua homologação. “Então, enquanto os municípios não fazem os concursos públicos, é importante estar sempre capacitando e investindo na política de assistência social, que é algo recente nos municípios, eu diria que é a caçula de todas as políticas publicas”, disse, frisando a importância dos municípios darem retorno todas as vezes que forem chamados para um novo processo de capacitação.

Os cursos estão sendo ministrados por professores da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep), da Universidade Federal de Minas Gerais.  O segundo módulo da capacitação tem início previsto para o dia 1º de abril e encerramento dia 5 de setembro. Nessa etapa, devem ser beneficiados  mais de 2 mil  gestores e técnicos dos 853 municípios mineiros.

 

Capacita Suas

O Capacita Suas faz parte do programa Nacional de Capacitação do Suas, cujo objetivo é apoiar os estados e o Distrito Federal na execução de seus Planos de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.