quinta-feira, 14 de Novembro de 2013 12:04h

Minas entrega Prêmio “Marcos Luiz dos Mares Guia” ao Instituto de Ciências Biológicas

Os representantes do Instituto, receberam a medalha, o certificado e um cheque no valor de R$ 12 mil

Com o intuito de valorizar as iniciativas em práticas de pesquisa que contribuem para o avanço do conhecimento científico, foi entregue nesta sexta-feira (14) ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”, na categoria instituição/empresa. O prêmio, entregue em solenidade no auditório da reitoria da UFMG, foi criado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O secretário interino de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, aproveitou a solenidade para ressaltar a importância do reconhecimento dos esforços em relação às pesquisas realizadas pelas instituições. “Aqui no Brasil, nós passamos por um período em que o mérito parece não ser uma coisa importante. O mérito é muito importante sim para a construção da sociedade”, enfatizou.

Os representantes do Instituto, professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, diretor do ICB, e a professora Janetti Nogueira Francischi, vice-diretora, receberam a medalha, o certificado e um cheque no valor de R$ 12 mil. Eles reconheceram a relevância do reconhecimento do instituto numa escolha por unanimidade. Para o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, a criação do prêmio foi de grande significado na valorização daqueles que contribuem para a ciência, em Minas. “O prêmio tem uma relevância para a Fapemig e para a ciência mineira, muito além do valor financeiro”.

Participaram também da premiação o reitor da UFMG, professor Clélio Campolina Diniz; a vice-reitora da UFMG, Rocksane de Carvalho Norton; o pró-reitor da UFMG, professor Renato de Lima Santos; o representante da família de Marcos Luiz dos Mares Guia, José Marcio Gonçalves de Souza, além de diversos professores e coordenadores de cursos da UFMG, servidores da Sectes e da Fapemig.

Instituto de Ciências Biológicas (ICB)

O Instituto de Ciências Biológicas da UFMG conta com dez departamentos, 12 programas de pós-graduação e mais de 100 laboratórios. Das patentes da Universidade no ano de 2012, 30% partiram de estudos realizados na unidade.  Os estudos realizados na unidade abordam desde testes pré-clínicos de drogas e fármacos até a preservação da biodiversidade do país, abrangendo flora e fauna. A unidade abriga os departamentos de Biologia Geral, Bioquímica e Imunologia, Botânica, Farmacologia, Fisiologia e Biofísica, Microbiologia, Morfologia, Parasitologia e Patologia Geral e Zoologia.

Prêmio “Marcos Luiz dos Mares Guia”

A escolha do nome da premiação é também uma homenagem a um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do país. Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e pela fundação da Biobrás, empresa pioneira na fabricação desse medicamento no Brasil. Mares Guia foi professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB até 2002, ano de sua morte.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.