sexta-feira, 3 de Agosto de 2012 15:00h Gazeta do Oeste

Minas Gerais inicia a construção de seus princípios e diretrizes para a política de Desenvolvimento regional

 O segundo dia da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, na Cidade Administrativa, foi dedicado à discussão de temas que são pilares para a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Foram debatidos os seguintes assuntos: Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do Desenvolvimento Regional; Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; e Transversalidade: vetores do desenvolvimento regional integrado.

A discussão, que foi realizada durante toda esta quinta-feira (2), foi feita em grupos separados pelos temas. Durante a manhã, os conferencistas participaram de painéis, onde especialistas fizeram exposições acerca dos temas, com objetivo de nivelamento conceitual do público. O evento contou com presenças de grandes teóricos da área que vão contribuir para a construção e seleção de princípios e diretrizes de Minas para o PNDR.

De acordo com o subsecretário de Política Urbana da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Renato Andrade, Minas tem tudo para ser um dos estados a apresentar as melhores propostas. “O público desta conferência foi premiado com palestras de alto nível, que vão contribuir para engrandecer a eleição das diretrizes que acontece amanhã. Além disso, creio que o que for decidido pelo nosso Estado terá um peso maior, por ele ser compostos de diversas regiões”, destacou.

Durante a tarde, os participantes iniciaram a construção dos princípios e diretrizes que serão selecionadas na manhã do último dia do evento. Ao todo, foram elaboradas 18 diretrizes e 12 princípios em cada um dos quatro grupos de discussão, totalizando 72 diretrizes e 48 princípios.

“Hoje, finalizamos os nossos trabalhos com a construção das diretrizes e princípios que cada grupo entendeu como fundamentais para fazerem parte da política de Desenvolvimento Regional. Iniciaremos amanhã as eleições com o objetivo de chegarmos às 20 diretrizes e cinco princípios de Minas. Ainda vamos eleger os 20 delegados que representarão o nosso Estado nas conferências Macrorregional e Nacional”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento Regional, Beatriz Morais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.