terça-feira, 7 de Agosto de 2012 14:43h Gazeta do Oeste

Minas Gerais pode ter até 620 novos Prefeitos

As eleições municipais de 2012 serão marcadas pela expressiva renovação do número de prefeitos mineiros em relação ao quadro atual. Dos 853 municípios de Minas Gerais, cerca de 70% deles deverá ter um novo prefeito municipal, segundo levantamento feito pela Associação Mineira de Municípios - AMM.

 


De acordo com o estudo, gestores de 461 municípios podem tentar a reeleição e 392 prefeitos não podem concorrer ao pleito deste ano. Mas, das cidades que podem reeleger os administradores públicos, apenas candidatos de 358 delas decidiram participar das eleições de 2012.

 


Há também aqueles que podem disputar a reeleição, tentarão uma nova aprovação nas urnas e provavelmente não se sagrarão vencedores. De todos aqueles que estão em condições de serem reeleitos (461 dos atuais prefeitos) e decidiram disputar novamente a prefeitura (358 dos atuais prefeitos), provavelmente entre 25% e 35% não se reelegerá. Em números, isso significa que, aproximadamente, entre 90 e 125 dos atuais prefeitos, mesmo tentando a reeleição, darão lugar a novos postulantes ao cargo.

 


Diante do cenário que se desenha em torno das possibilidades da formação de um novo quadro de prefeitos em Minas Gerais, a AMM estima que aproximadamente entre 585 e 620 novos gestores municipais estarão à frente da gestão dos municípios em todo o estado. Este número gira em torno de 70% dos atuais prefeitos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.