terça-feira, 8 de Abril de 2014 06:43h

Minas inaugura o primeiro banco público de cordão umbilical

Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário público de Minas Gerais será instalado na sede do Cetebio.

A Fundação Hemominas inaugura, nesta quinta-feira (10/04), às 10h, o primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) público de Minas Gerais. O BSCUP está instalado na sede do Cetebio - Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais, projeto do Governo de Minas Gerais e que será o maior centro público integrado de tecidos biológicos da América Latina, rua Goiabeiras, nº 779, no Distrito Industrial Genesco Aparecido de Oliveira, município de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O BSCUP faz parte da Rede BrasilCord, gerenciado pela Fundação do Câncer, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e é o 13º  banco a ser inaugurado no país, sob a coordenação do INCA – Instituto Nacional do Câncer/ Ministério da Saúde. O Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário vai ser responsável por constituir acervo e disponibilizar unidades de células progenitoras hematopoiéticas (células-tronco) para o tratamento de pacientes portadores de doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, tumores sólidos e doenças autoimunes.  Os processos de captação e triagem clínica do potencial doador do BSCUP e a coleta do sangue de cordão umbilical e placentário  serão realizados em maternidades parceiras.

O BSCUP é um dos sete bancos que vão integrar o Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais, em implantação pela Fundação Hemominas. O Cetebio será composto pelos seguintes bancos: Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, Banco de Medula Óssea, Banco de Pele, Banco de Sangues Raros, Banco de Tecidos Musculoesqueléticos, Banco de Membrana Amniótica e Banco de Tecidos Cardiovasculares.

O Cetebio é resultado das iniciativas de inovação tecnológica e pesquisa da Fundação Hemominas em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Prefeitura de Lagoa Santa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), MG Transplantes, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Serviço:

Inauguração do BSCUP

Dia: 10/04

Horário: 10h

Local: Cetebio - Rua Goiabeiras, nº 779, no Distrito Industrial Genesco Aparecido de Oliveira, município de Lagoa Santa, Minas Gerais

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.