quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2014 09:54h

Minas sedia 2ª Conferência Internacional de Consenso em Ultrassom no Trauma

Cerca de 400 profissionais da Urgência e Emergência, do atendimento pré-hospitalar e da Terapia Intensiva são esperados para a conferência.

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e a World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus), promove a II Conferência Internacional de Consenso em Ultrassom no Trauma. O encontro, que acontece na Associação Médica de Minas Gerais, vai até o dia 23. O evento busca estabelecer um consenso na utilização da Ultrassonografia em situações de trauma, além de alterar o Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS) - curso de aperfeiçoamento para atendimento de Urgência e Emergência de suporte à vida - com a incorporação da Ultrassonografia.

Cerca de 400 profissionais da Urgência e Emergência, do atendimento pré-hospitalar e da Terapia Intensiva são esperados para a Conferência. Minas é o único estado em todo o mundo que está desenvolvendo, por meio do Ecos dos Gerais, o Projeto de Ultrassonografia Point-of-Care, de forma sistêmica envolvendo todo o sistema de saúde da macrorregião Norte e Belo Horizonte.

ECOS dos Gerais

O Ecos dos Gerais, lançado em junho de 2013, é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o grupo World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus), organização sem fins lucrativos, presente em mais de 50 países, que tem como objetivo estabelecer um sistema de telemedicina para apoiar as áreas rurais, unidades móveis de saúde e a rede hospitalar.

O programa, que está sendo implantado de forma pioneira, permitirá a realização de ultrassonografia em todas as portas de entrada de urgência e emergência dos municípios de Montes Claros, Brasília de Minas, Pirapora, Taiobeiras e Janaúba, na atenção primária do município de Manga, e nas unidades de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Macro Norte com acompanhamento e monitorização das imagens em tempo real.

Serviço:

Evento: 2ª Conferência Internacional de Consenso em Ultrassom no Trauma

Data: 21 a 23 de fevereiro de 2014

Hora: 9h às 18h

Local: Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161 - Centro - Belo Horizonte/MG).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.