quinta-feira, 13 de Setembro de 2012 14:53h Gazeta do Oeste

Minas tem o melhor aproveitamento no Brasileirão

O site FutDados realizou um levantamento que aponta a classificação do Campeonato Brasileiro por estados. O ranking leva em conta o aproveitamento com base nos pontos somados pelos clubes de cada região. Com a boa campanha de Atlético, vice-líder, e do Cruzeiro, oitavo colocado, Minas Gerais lidera. Os arquirrivais mineiros somam 82 pontos, com aproveitamento de 60,74%.

 


Na segunda posição está o Rio Grande do Sul. O Grêmio, atual terceiro colocado, e o Internacional, em sétimo, somam 79 pontos e têm, juntos, aproveitamento de 57,25%.

 

Estado com mais clubes na primeira divisão, São Paulo está apenas na quarta colocação com 174 pontos somados por seus seis representantes. A má colocação se justifica pelo fato de não haver nenhum time local no G-4 e ainda por quatro equipes estarem da parte intermediária para baixo: Ponte Preta, em 10º, Portuguesa, em 11º, Santos, em 15º, e Palmeiras, em 18º.

 

Pernambuco, representado por Náutico, 12º, e Sport, 17º, é o sexto colocado entre os nove estados.

 

Outra curiosidade do levantamento é que os três estados que têm apenas um representante - Paraná, Santa Catarina e Goiás -,  ocupam as três últimas posições, respectivamente. O Coritiba representa o Paraná e está em 16º no Brasileirão. O Figueirense, representante de Santa Catarina, é o 19º, enquanto o Atlético-GO é o lanterna da competição.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.