terça-feira, 15 de Março de 2011 00:00h

Mineirinho completa 31 anos e recebe Liga Mundial de vôlei

O ginásio poliesportivo Jornalista Felipe Henriot Drummond, o Mineirinho, uma das principais praças de eventos do Brasil, completa 31 anos nesta terça-feira (15), com muitas histórias no esporte, na música e apresentações artísticas.

Recordes de público no vôlei e futsal, principalmente, além de grandes vitórias em diversas modalidades, tiveram o Mineirinho como palco. “O Mineirinho é um mundo de histórias. Aconteceu tanta coisa boa aqui, tanta emoção aqui dentro em jogos e vitórias, que podemos chamar o espaço de Grande Catedral do Esporte. O concreto é impregnado de emoção, e sabendo do potencial a explorar, vejo que muito ainda pode ser feito”, afirma o engenheiro Ricardo Raso, estagiário na obra de construção do ginásio e hoje diretor de Gestão da Infraestrutura de Estádios da Ademg.

Este ano, o Mineirinho voltará a receber partidas internacionais de voleibol. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou para Belo Horizonte a partida entre Brasil e Estados Unidos, nos dias 11 e 12 de junho, pela Liga Mundial masculina.

Ao longo de mais de três décadas, o Mineirinho recebeu eventos de vanguarda, marca registrada no conceito da construção e utilização do “Palácio dos Esportes”. Apresentações como “Holiday On Ice”, motocross e rodeio foram maneiras de aproveitar o espaço e proporcionar entretenimento de forma nunca vista antes em um ginásio.

História

O primeiro passo para a edificação de um ginásio poliesportivo coberto em Belo Horizonte partiu da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg), em 1971, por determinação do governador Rondon Pacheco. A construção teve início em 1973, foi paralisada algum tempo depois e reiniciada em 1976, no governo Aureliano Chaves.

A inauguração aconteceu em 1980, pelo governador Francelino Pereira, e teve a presença de grandes figuras do esporte, como João Havelange e Emerson Fittipaldi, demonstrando a importância atribuída ao novo espaço e já antecipando a magnitude dos recordes e triunfos do esporte que viriam a acontecer na nova praça.

Grandes nomes da música

Os maiores artistas da música nacional se apresentaram no ginásio. “Os artistas brasileiros mais populares, no auge da carreira, se apresentaram no Mineirinho. RPM, Rita Lee, Roberto Carlos, são alguns exemplos”, cita Raso.

Grandes nomes internacionais, como Creedence, Iron Maiden, Scorpions e Guns n’ Roses também desfilaram talento no ginásio. Mantendo a escrita de grandes shows, está confirmada apresentação de Ozzy Osbourne, ícone do rock mundial, no dia 9 de abril.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.