quinta-feira, 7 de Março de 2013 12:19h Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Mulheres no comando

Na Semana da Mulher, o Sebrae Minas divulga estudo que aponta as características das empreendedoras mineiras

A participação do empreendedorismo feminino vem aumentando a cada ano no Brasil. Em 2002, o percentual de mulheres empreendedoras era de 42%. No ano passado, esse número chegou a 49,6%. Ou seja, dos 27 milhões de empreendedores no país, 13 milhões eram mulheres (GEM/2011).  Em Minas Gerais, de acordo com pesquisa do Sebrae Minas, 33% das micro e pequenas empresas são comandas por elas.

 

O estudo mostra o perfil da empreendedora mineira. É maior o número de mulheres (36%) que tem Ensino Superior Completo ou Pós-Graduação do que de homens (31%).  Em relação a faixa etária, mais da metade (52%) delas  tem entre 31 e 50 anos.

 

As empresas comandadas por mulheres têm em média cinco funcionários, enquanto o dos homens a média é de sete empregados. 44% dos estabelecimentos administrados por elas faturam entre R$ 60 mil a R$ 180 mil.

 

A pesquisa também mostrou que as mulheres estão atentas ao mercado e a melhoria da gestão dos negócios. O percentual de mulheres (52%) que adotam ações de controle administrativo nas empresas é maior que o dos homens (50%).

 

Além disso, elas estão mais preocupadas com as questões de sustentabilidade nos negócios.  De acordo com o estudo, 82% entrevistadas disseram adotar na empresa ações de redução do consumo de água, 81% a diminuição do consumo de energia e 77% dão preferência a produtos que agridem menos o meio ambiente.

 

Ainda para 2013, a maioria das empresárias mineiras pretende adotar estratégias como: controle de qualidade dos produtos e serviços (69%), redução dos custos (63%) e solidificação da marca da empresa (59%).  “Esse cenário mostra que as mulheres estão se planejando cada vez mais na busca do sucesso nos negócios”, diz a analista da Unidade de Inteligência Empresarial, Carolina Xavier.

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