sexta-feira, 5 de Abril de 2013 06:39h ASCOM AMM

Municípios buscam novas fontes de arrecadação

Em Minas Gerais 70% das cidades têm menos de 10 mil habitantes e dependem dos repasses do Governo Federal.

Para conseguirem cumprir com suas responsabilidades e prestar serviços de qualidade aos cidadãos, os municípios brasileiros estão procurando novas formas para arrecadar recursos. Em Minas Gerais essa situação é ainda mais critica já que 70%  das cidades têm menos de 10 mil habitantes e dependem dos repasses do Governo Federal.

 

Essa situação tem se agravado nos últimos meses devido ao número de obrigações dos municípios ter aumentado e os recursos, diminuído. Pensando nas dificuldades que nos novos gestores estão enfrentando para manter suas contas, em dia a Associação Mineira de Municípios - AMM vai promover o  "Seminário de Gestão e Arrecadação Municipal". O evento vai contar com diversos profissionais e técnicos da área de arrecadação tributária municipal, cujo objetivo é orientar os novos gestores para aumentar suas receitas e dependerem cada vez menos dos repasses proveniente da União.

 

A gestão e a arrecadação de imposto sobre serviço de qualquer natureza - ISSQN dos principais prestadores de serviços e o seu local de incidência acabaram se tornando fundamental para os municípios. Assim, o consultor e professor de Direito Tributário, Francisco Ramos Magieri, ressalta que este é um tema de suma importância para os municípios.

 

["Este é um tema extremamente importante porque vamos falar sobre planejamento estratégico fiscal de imposto sobre serviço de qualquer natureza - ISSQN, quais são as maneiras, as estratégias para poder incrementar a arrecadação do ISS sem que o mesmo aumente a carga tributária", lembra].

 

O professor ainda destaca a burocracia que existe para a fiscalização do imposto e defende uma mudança radical nessa inspeção. Para ele o evento da AMM é um grande passo o desenvolvimento dos municípios. Magieri ainda destaca a importância do comparecimento dos prefeitos no seminário já que são eles que decidem as regras de cobrança do ISS.

 

O Seminário de Gestão e Arrecadação Municipal ocorre nos dias 10 e 11 de abril, no Bristol Merit Hotel em Belo Horizonte. Informações, (31) 2125 - 2417.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.