terça-feira, 24 de Maio de 2011 13:20h Ag?ncia Minas

Municípios do Estado têm até 31 de julho para realizar conferências da pessoa idosa

Os municípios de Minas Gerais podem se unir para garantir os direitos do idoso na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Para isso, devem realizar, até o dia 31 de julho, suas conferências municipais ou regionais. O evento estadual será promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), nos dias 29 e 30 de agosto. A conferência vai contar com as parcerias da Assembleia Legislativa e do Conselho Estadual do Idoso.

 

 

Definida a data da conferência municipal ou regional, a comissão responsável pela organização do evento deve preencher o formulário disponível no portal www.social.mg.gov.br e enviá-lo para o e-mail conferencia.idoso@social.mg.gov.br. A partir das conferências regionais e municipais, as cidades precisam elaborar três propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual e outras três para a Nacional, prevista para novembro, em Brasília (DF), além de indicar os delegados para participarem do evento.

 

A Conferência Estadual, que terá como tema ‘O compromisso de todos por um envelhecimento digno em Minas Gerais e no Brasil’, visa apontar e discutir as necessidades da população idosa para subsidiar a definição de políticas públicas em prol deste público. De acordo com o presidente do Conselho Estadual do Idoso e coordenador Especial de Políticas para o Idoso, Felipe Willer, a participação dos municípios é uma oportunidade para levar os problemas e propostas importantes para a qualidade de vida do idoso em cada cidade ou região.

 

 

Entre os principais temas que serão tratados na Conferência Estadual estão o envelhecimento e políticas de Estado; a efetivação dos direitos da pessoa idosa; fortalecimento dos conselhos do idoso; entre outros. Informações mais detalhadas podem ser adquiridas pelo telefone (31) 3222-9737.

 

Conselho Estadual do Idoso

 

 

O Conselho Estadual do Idoso (CEI), vinculado à Sedese, foi criado em 1999 e tem como principais objetivos planejar, desenvolver e acompanhar políticas públicas para a garantia dos direitos dos idosos em Minas Gerais. A instituição está localizada na rua da Bahia, nº 1.148, Centro, em Belo Horizonte.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.