segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2015 09:19h

Músicos mineiros apresentam seus trabalhos a produtores nacionais e internacionais

Sebrae Minas promove missão técnica a um dos mais importantes eventos do segmento, o Portal Musical, em Recife

Dezenove bandas de música e cantores solos de Belo Horizonte e Região Metropolitana participam de uma missão técnica promovida pelo Sebrae Minas a um dos mais importantes encontros voltado para profissionais da música do país, o Porto Musical, em Recife. A missão, realizada entre os dias 4 e 7 de fevereiro, integra as ações do programa Horizonte Criativo, que em quatro anos já capacitou mais de 100 artistas mineiros.

 

Em sua sexta edição, o Porto Musical reúne artistas, gestores públicos e privados, representantes de selos, gravadoras e instituições culturais em geral, além de pessoas interessadas nas novas tendências do mercado fonográfico.

 

No dia 4 será realizado o workshop gratuito "Música tocando os negócios", oferecido pelo Sebrae e voltado a profissionais que estão dando seus primeiros passos na área. Leonardo Salazar, autor do livro “Música Ltda: o negócio da música para empreendedores”, vai explicar conceitos básicos a respeito do mercado fonográfico, gerenciamento de carreiras, autogestão e sustentabilidade no cenário artístico.

 

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, os músicos mineiros participam de uma Rodada de Negócios e terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos a 28 produtores musicais do Brasil, Argentina, Turquia, Dinamarca, Hungria, Reino Unido, Coréia do Sul, Colômbia, França, Portugal, Equador e Alemanha.

 

Ainda na programação do evento estão previstas a realização de conferências, mesas-redondas e shows. As atividades do Porto Musical ocorrem no Bairro do Recife.

 

Os 19 integrantes da missão empresarial promovida pelo Sebrae Minas foram capacitados pelo projeto Soluções Estratégicas para o Segmento da Música, que orienta artistas, produtores e gestores de empresas do setor sobre como administrar a própria carreira. Os músicos participam de consultorias individuais e coletivas, seminários e workshops com foco em mercado, gestão, inovação, empreendedorismo, distribuição musical e projetos culturais. Além disso, recebem orientações sobre ferramentas de gestão para ampliar a participação no mercado musical.

 

Tradição

Desde 2005, o Porto Musical ofereceu cerca de 170 conferências, com 250 convidados e 80 shows de artistas contemporâneos. Mais de 4 mil profissionais já participaram das conferências e encontros e mais de 50 mil pessoas assistiram os shows.

O evento é realizado pela Fina Produção e Astronave Iniciativas Culturais em cooperação com a Womex e o parque tecnológico Porto Digital.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.