quinta-feira, 27 de Novembro de 2014 08:51h

Natal da ALMG reforça compromisso com a sustentabilidade

Além da tradicional cantata, comemoração inclui decoração com materiais recicláveis, presépio e Vila do Papai Noel

A oitava edição dos festejos natalinos promovidos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será marcada por uma novidade: o projeto cenográfico de decoração da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, é assinado pelo Instituto de Referência em Resíduos (IRR) em parceria com associações de catadores de materiais recicláveis. A iniciativa reforça o compromisso da ALMG com a sustentabilidade e a inclusão produtiva dos catadores.

No âmbito desse projeto, desenvolvido por um grupo de arquitetos e artistas plásticos, foi concebido também um presépio de Natal que será inaugurado com a presença do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, ao lado do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). O Natal da ALMG também terá uma Vila do Papai Noel e iluminação festiva do Palácio da Inconfidência, sede do Poder Legislativo Mineiro.

A abertura das comemorações está marcada para a próxima quarta-feira (3/12/14), a partir das 18 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, com a inauguração do presépio, seguida da já tradicional Cantata de Natal.

"É com enorme alegria que a Assembleia de Minas se prepara para celebrar mais um Natal especial, ecoando votos de paz, fraternidade e união para os lares dos mineiros e mineiras em cada canto do Estado", afirma o deputado Dinis Pinheiro. O parlamentar destaca a parceria com o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e a decoração natalina feita com material reciclável. "Assim é o Natal da Assembleia: alicerçado em princípios cristãos de abnegação e benevolência e buscando encantar o povo mineiro com o espírito de harmonia e comunhão típico do Natal", conclui.

Obras na Praça – Para a realização dos eventos natalinos, a Praça da Assembleia, em obras de revitalização desde junho deste ano, será liberada parcialmente até o dia 6 de janeiro de 2015. O cronograma de obras está em dia, com previsão de finalização em março do próximo ano.

Cantata reunirá 300 vozes de 19 corais

Além do Coral da Assembleia, participarão da Cantata de Natal 19 corais com cerca de 300 vozes. Integram o programa os corais da AABB; do BDMG; da Copasa; da Gremig/Cemig; da Imprensa Oficial; da Orquestra de Câmara do Sesc; do Ipsemg; do Ministério Público; o Vozes de Minas (dos Correios); os Canarinhos de Itabirito; o Cidade em Canto; o Contas e Cantos; os Jovens Cantores do Iemg; o Júlia Pardini; o Renovarte; o Vozes das Gerais (INSS/Receita Federal); o Vozes na Estrada; e o Madrigal Cura d’Ars.

O espetáculo contará também com as participações especiais da Orquestra Opus, do cravista Antonio Carlos de Magalhães, da soprano Andrea Peliccioni, do tenor Júlio César de Mendonça e do baixista Giancarlo de Souza. Entre os regentes, além do maestro Guilherme Bragança, da ALMG, participam os maestros Arnon Oliveira, Cleude William, Cristina Bello, Eliane Fajioli, Elza do Val Gomes, Éric Lana, Flávia Campanha, Geraldo José Ferreira, Karina Haddad, Leonardo Cunha, Luiz Flávio dos Santos, Marco Antônio Maia Drumond, Paulo Ricardo Castro Costa, Robson Lopes, Rodrigo Garcia, Sérgio Canedo e Vivian Assis.

Do programa, constam tradicionais temas natalinos, como "Noite Feliz", de Franz Gruber, e "Natal Branco", de Irving Berling; peças clássicas e sacras, como o "Aleluia" de Haendel e "Adeste Fideles", de John F. Wad; canções folclóricas, como "Linda Noite" (folclore português); e composições populares, como "Semente do Amanhã", de Gonzaguinha.

Decoração integra comemorações dos três anos da Bolsa Reciclagem

Além dos arquitetos e artistas plásticos envolvidos com a concepção do projeto cenográfico, a decoração de Natal da Praça da Assembleia mobilizou organizações de catadores de materiais recicláveis no desenvolvimento das peças, marcando o compromisso da ALMG com a sustentabilidade e com a inclusão social. O projeto conta ainda com patrocínio da Coca-Cola.

Denominado “Natal Inclusivo, Natal Solidário”, o projeto, com curadoria de Eduardo Memória e coordenação de Cido Gonçalves, tem como marca a união institucional entre a ALMG, o CMRR, a Arquidiocese de Belo Horizonte e o IRR. Insere-se no âmbito das comemorações dos três anos da Bolsa Reciclagem, pagamento feito pelo poder público aos catadores de materiais recicláveis, como forma de incentivo pelo serviço ambiental prestado à sociedade (criado pela Lei 19.823, de 2011).

Os adereços para a decoração natalina foram produzidos na oficina “Reciclar – Natal 2014”, que funcionou na ALMG. Sob a coordenação do artista plástico Maurício Melo, catadores de material reciclável produziram bolas de Natal, esculturas e cilindros que comporão a decoração da Praça Carlos Chagas e do Palácio da Inconfidência.

Além de Maurício Melo, também participaram do projeto de decoração os artistas Oceano Cavalcante, Joanna Sanglard e Leo Piló. A concepção contou ainda com a participação dos artistas plásticos Matheus Romualdo e Louise Gans, que compuseram o núcleo de coordenação artística e técnica do projeto, sob orientação do arquiteto Eduardo Memória.

Galeria de Arte abriga Vila do Papai Noel

Pelo segundo ano consecutivo, a ALMG vai montar a Vila do Papai Noel, uma exposição que reúne 3 mil peças alusivas ao Natal, originárias de 90 países diferentes. As peças pertencem à coleção da ex-deputada Maria Elvira. A atração será inaugurada também na quarta-feira (3), logo após a Cantata de Natal, e ficará aberta ao público até o dia 6 de janeiro de 2015.

Além das representações do Bom Velhinho, de casinhas de madeira e outros adereços, a mostra tem, ainda, Mamães Noéis, presépios, anjos, renas, trenós e árvores de Natal. Entre as curiosidades, destacam-se o Papai Noel na banheira, um que ronca e outro que solta bolinhas de sabão.

A vila, instalada na Galeria de Arte da ALMG, ficará aberta à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas. Aos sábados e domingos, funcionará das 13 às 21 horas. Ficará fechada apenas nos dias 24 e 25 de dezembro e nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Papai Noel dos Correios – Como já é tradição, a ALMG aderiu mais uma vez à campanha Papai Noel dos Correios. Desde a última terça-feira (25), servidores e público em geral podem pegar as cartinhas com os pedidos das crianças, na árvore de Natal montada no hall de entrada do Palácio da Inconfidência.

As cartas podem ser retiradas até o dia 15 de dezembro, mesmo prazo para entrega dos presentes, o que deverá ser feito exclusivamente no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Posteriormente, todos os volumes serão recolhidos pelos Correios e entregues aos destinatários.

Uma novidade deste ano é que, além das cartas disponíveis para adoção, poderão ser entregues presentes avulsos, que atenderão às cartinhas não adotadas ao final do prazo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.