terça-feira, 1 de Março de 2011 00:00h

Noroeste de Minas recebe quatro novas Arcas das Letras

Na próxima quinta-feira(03), o Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregará quatro novas bibliotecas para comunidades rurais dos municípios mineiros de Abadia dos Dourados e Vazante.

Em Abadia dos Dourados, a comunidade atendida será a Parnaso, onde os próprios moradores fabricaram a arca. Em Vazante, serão entregues mais três bibliotecas.

A solenidade de entrega será na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vazante e se iniciará às 15 horas com a oficina de formação de agentes de leitura dos dois municípios que será realizada pela equipe da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais (DFDA/MG).

Logo em seguida, acontecerá a solenidade de diplomação dos agentes e de entrega das Arcas. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vazante foi responsável pela construção das 3 arcas que serão entregues no município, que já recebeu outras 5 bibliotecas em 2010.

Em Minas Gerais já foram implantadas mais de 700 bibliotecas do Programa Arca das Letras e formados mais de 1.400 agentes de leitura.

Eles atuam voluntariamente nas comunidades, emprestando livros, ajudando em atividades escolares dos moradores e incentivando a leitura. Oobjetivo é contribuir na melhoria dos índices educacionais e apoiar as ações culturais no campo.

O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pelo MDA e, desde então, já implantou mais de 8.100 bibliotecas em comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e em colônias de pescadores.

O trabalho nas bibliotecas e as atividades de incentivo à leitura nas comunidades são realizados por mais de 17 mil agentes de leitura voluntários.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.