segunda-feira, 8 de Agosto de 2011 10:31h Agência Minas

Nova fase da Campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” flagra 11 motoristas alcoolizados em BH

As primeiras blitze da fase definitiva da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” começaram na sexta-feira (5), com o flagrante de 11 motoristas alcoolizados nas ruas de Belo Horizonte. Nesta nova etapa, mais rígida para condutores que insistem em beber e pegar o volante, todos os abordados são convidados a soprar o bafômetro e, no caso de recusa, podem sofrer sanções administrativas. Com o início da nova fase, a campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, do Governo de Minas, passa a adotar, rigorosamente, os mesmos critérios da Lei Seca do Rio de Janeiro.

 

 

Nas quatro blitze realizadas nessa sexta-feira (5) nos bairros Buritis, Betânia, Santa Inês e Ipiranga, foram abordados 102 motoristas. Deste total, apenas quatro se recusaram a fazer o teste do bafômetro e, pelas novas regras, receberam multa de R$ 957,70, além do recolhimento da carteira. Entre os que sopraram, onze apresentavam sinais de consumo de álcool. Seis deles cometeram infração de trânsito por apresentarem teor etílico entre 0,14mg/l e 0,33mg/l. Eles foram multados em R$ 957,70 e tiveram a carteira recolhida. Outros cinco cometeram crime de trânsito, por dirigirem com teor etílico acima de 0,34mg/l. Neste caso, além da multa e da retenção da carteira, os motoristas serão processados por crime de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nas mesmas blitze, foram flagrados dois inabilitados.

 

Fase educativa

 

 

As três primeiras semanas da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, tiveram caráter educativo. Neste período, 1.999 veículos foram abordados e 1.087 testes de bafômetros, realizados. Duzentas e três pessoas foram flagradas dirigindo após ingestão de álcool. Deste total, 154 cometeram infração de trânsito e 49 crimes de trânsito.

 

Desde o dia 14 de julho, as blitze passaram a fazer parte da rotina dos moradores de Belo Horizonte. Estão sendo realizadas ações repressivas nas ruas e educativas nos bares, em dias e horários flexíveis, com a possibilidade de ações itinerantes ao longo do dia e da noite.

 

 

Campanha

 

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) coordena a campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e BHTrans. A campanha é resultado do Comitê Gestor de Trânsito (CGT), criado em fevereiro pelo governador Antonio Anastasia para diminuir o número de vítimas do trânsito.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.