sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2013 10:21h Lucia Marques Divisão de imprensa

Novas unidades da Copasa entram em operação

Aumento capacidade de reservação beneficiará cerca de 30.000 moradores de vários bairros em Divinópolis.

A Copasa colocou em operação uma nova adutora de água tratada e dois reservatórios  que  vão abastecer a população que mora na região sudeste, em Divinópolis.  Tais unidades fazem parte do empreendimento previsto para a cidade que envolve recursos de mais de R$ 2,4 milhões.

Com o funcionamento dessas unidades as condições de atendimento vão melhorar significativamente para quase 30 mil moradores das áreas em que ocorriam problemas eventuais no abastecimento, em dias de maior consumo. O esforço da empresa em cumprir seus compromissos permitiu a entrada em operação dessas unidades ainda antes da conclusão total das obras previstas.

A região ganhou um novo reservatório com capacidade de  um milhão de litros, localizado  no bairro Padre Eustáquio. Essa unidade deverá ser o principal centro de reservação regional que irá possibilitar a regularização e a melhoria do abastecimento desse local e dos bairros Davanuze, Santa Lúcia, Sagrada Família, Vila das Roseiras, Dona Rosa, Santa Rosa entre outros.

Para melhorar ainda mais e garantir a pressão da água para abastecer as partes mais altas da cidade, a Copasa instalou também outro reservatório metálico de 75 mil litros de água e implantou mais de 3,5 mil metros de redes adutoras.

Mas os trabalhos continuam na região e mais melhorias estão a caminho. Além de varias outras obras complementares, para aumentar o volume de água que chega a esses novos reservatórios, a Companhia está ampliando e adequando a capacidade de bombeamento na estação elevatória que fica na Praça São Vicente, no bairro Interlagos.

Para o técnico Marcos Tavares da Divisão de Expansão, um dos fiscais da obra, a Copasa está enfrentando muitos desafios para manter o abastecimento da região de forma satisfatório. “É como se  fosse trocar o motor de um avião por outro de maior potência, com ele em vôo”, compara.

Qualidade da água

Antes de colocar os reservatórios em operação, técnicos da empresa fizeram sua limpeza interna e desinfecção, garantindo assim a pureza da água tratada distribuída pela Copasa, cuja qualidade é reconhecida nacionalmente.

Considerando a magnitude dos serviços efetuados e a extensão da área beneficiada, nas próximas semanas técnicos da empresa estarão acompanhando atentamente o sistema para fazer os ajustes necessários ao seu funcionamento no melhor ponto de operação.

“Reconhecemos e agradecemos a compreensão demonstrada pela comunidade, que de forma madura soube reivindicar seus direitos, mas sempre nos dando um voto de confiança para que pudéssemos desenvolver as obras de melhoria, que logo estarão totalmente concluídas. Da mesma forma, a constante cobrança e acompanhamento do andamento dessas obras pela Prefeitura e pelo Conselho Gestor do Contrato de Programa tem permitido que a empresa demonstre sua capacidade de planejamento e organização”, ressaltou o gerente Regional do Alto Pará, Ronaldo Dias.

Em mais um exemplo da atenção especial que a empresa vem dando a Divinópolis, a entrada em operação antecipada desses reservatórios evidencia o compromisso da Copasa com seus clientes e, principalmente, com a qualidade do abastecimento de água da cidade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.