segunda-feira, 1 de Agosto de 2016 16:17h Agência Minas Gerais

Obras da calha do Rio Betim seguem em ritmo acelerado

Intervenções são realizadas em várias frentes de trabalho distintas , gerando 310 empregos diretos e outros 300 indiretos

As obras de recuperação e ampliação de 2,2 quilômetros da calha do Rio Betim já atingem mais de 40% de trabalhos executados.  Com investimentos da ordem de R$ 96,18 milhões, o empreendimento, executado pelo Governo de Minas Gerais, é uma parceria com o governo federal e tem o apoio institucional da Prefeitura de Betim.

As intervenções estão sendo realizadas em várias frentes de trabalho distintas e reúnem 310 trabalhadores na execução da concretagem do fundo do rio e das paredes laterais.  Outros 300 empregos indiretos também são gerados com a obra. Duas equipes estão concentradas na praça do boulevard (Praça do Encontro), outra próxima a entrada da PUC Minas (unidade de Betim) e uma quarta próxima à prefeitura do município.

 

 

De acordo com o cronograma da obra, em agosto está previsto o início dos trabalhos de concretagem em trecho do Riacho das Areias, que integra a Praça do Encontro e a cobertura do boulevard, com a utilização de lajes e vigas pré-moldadas.

A fabricação de vigas pré-moldadas e pré-lajes para as obras do boulevard já atinge um percentual de 80%. Para a construção do boulevard serão utilizadas 150 vigas e 3 mil peças de pré-lajes. Primeiro são lançadas as vigas, depois, as pré-lajes e por último, a concretagem final. As vigas e pré-lajes estão sendo fabricadas e armazenadas em Pedro Leopoldo e serão transportadas por caminhões até o local de instalação.

 

 

Iniciada em setembro de 2015, com conclusão prevista para 2017, a recuperação e ampliação da calha do Rio Betim, que fazem parte do PAC Saneamento, além de controlar enchentes, vai dotar o município de uma nova área de lazer.

Será criado um boulevard onde hoje existe a Praça do Encontro. A área sobre o Rio Betim e Riacho das Areias será coberta, gramada e arborizada. As obras darão espaço, ainda, a uma pista de caminhada e a uma ciclovia.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.