terça-feira, 3 de Abril de 2012 11:37h

Os desafios da gestão municipal e as próximas eleições são temas do 29º Congresso Mineiro de Municípios

Um dos maiores eventos de gestão pública do país promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) será realizado nos dias 8, 9 e 10 de maio e deverá reunir mais de dez mil pessoas, dentre os temas a serem discutidos está a Ficha Limpa, marketing político e medidas compensatórias.
Entre os principais desafios que o atual cenário político traz para os futuros gestores estão à busca por uma gestão pública mais eficiente, além do entendimento da nova legislação, como Ficha Limpa, recursos de campanha, orçamento municipal, entre outros. Cerca de 50% das capitais brasileiras podem ter Prefeitos reeleitos em 2012, ou seja, em 13 das 26 capitais os atuais prefeitos terão a oportunidade de tentar mais um mandato, mas nos municípios mineiros a realidade é diferente, e mais da metade deles terão novos prefeitos após as eleições do dia 7 de outubro. Essa é a oportunidade para que os gestores busquem mais informações e conhecimentos técnicos sobre alguns assuntos e tragam à tona esses debates irá acontecer durante os dias 8 e 10 de maio, das 9h às 18h, no Expominas, em Belo Horizonte, no 29° Congresso Mineiro de Municípios, evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) reunirá mais de 10 mil pessoas e terá como tema “Gestão Municipal e Eleições: Cenários, Perspectivas e Estratégias”.
Na programação do evento temas como encerramento de mandato, prestação de contas e postura durante o período eleitoral são alguns dos assuntos voltados para os gestores municipais. Já para os futuros candidatos, o congresso conta com palestras sobre recursos de campanha, marketing político nas eleições, abuso de poder e ações eleitorais. E o eleitor que participar das atividades também poderá assistir às palestras sobre pesquisa eleitoral e Ficha Limpa.
Para o Presidente da AMM e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, essa edição do Congresso foi pensada sob estes três pilares e busca promover o debate e a troca de ideias sobre temas relacionados às perspectivas do Brasil e de Minas Gerais. “O objetivo é mostrar a importância de se desenvolver procedimentos de políticas públicas para enfrentar os desafios deste cenário e a interface com o período eleitoral que se aproxima, considerando suas regras e as possíveis estratégias de campanha”, explica.
Neste ano, o evento conta com grandes nomes do cenário político e econômico atual, dentre eles o Senador Aécio Neves, Carlos Mário da Silva Velloso (Ministro do STF), Dr. Luiz Carlos Mendonça de Barros (PhD em economia e ex-presidente do BNDES), o jornalista André Trigueiro (Globo News), Marcos Coimbra (Instituto Vox Populi), Marconi Braga (TCE), Tadahiro Tsubouchi (COSEMS),  Camilo Fraga (Agência Metropolitana), Adriano Denarde (TER), Milton Mendes (CRC/MG) e o Secretário Adjunto de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais, Danilo Vieira, entre outros.

CONFERÊNCIAS, PALESTRAS E OFICINAS

O primeiro dia de atividades (08 de maio) será aberto às 10h, com a entrega da Medalha do Mérito Municipalista “Celso Mello de Azevêdo”. A primeira Conferência do Congresso tem como tema “A Aplicação da Lei da Ficha Limpa nas Eleições 2012” e o palestrante é o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Mário Velloso. Às 17h, será realizada outra Conferência com o tema “O Cenário Econômico Mundial, seus impactos no Brasil e em Minas Gerais e os reflexos para as novas administrações públicas municipais”, com o palestrante Dr. Luiz Carlos Mendonça de Barros (PhD em economia e ex presidente do BNDES).
No segundo dia do congresso (09 de maio), a conferência que se inicia às 10h tem como tema “Gestão Municipal Sustentável” com o palestrante André Trigueiro. Já a conferência que será realizada a partir das 15h30 traz a tona “Marketing Político nas eleições municipais” e será apresentada pelo Antônio Lavareda. Ao final do dia haverá ainda a entrega do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, às 18h30.
O principal destaque no último dia do evento (10 de maio) é para a conferência às 10h sobre “Governabilidade Municipal: A necessidade de implementação de medidas compensatórias aos municípios face medidas da União e dos Estados”, com o Senador Aécio Neves (autor PEC 031/2011). Depois, às 15h30 a segunda conferência do dia sobre o tema “Pesquisa Eleitoral: Importância e Aplicação nas Eleições Municipais”.
Nos três dias, as salas técnicas irão tratar, simultaneamente, de assuntos de interesse dos representantes municipais. Esses encontros serão realizados sempre das 14h às 15h, exceto no primeiro dia. Entre as atividades ao longo dos dias também haverá apresentações culturais.

DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS
O evento também conta com a tradicional “Feira para o Desenvolvimento dos Municípios” que em paralelo ao Congresso, chega à sua 28° edição. Neste espaço estarão reunidos empresas, consultores, prestadores de serviços e interessados no desenvolvimento das cidades mineiras, que querem fazer negócio com os municípios. A Feira que tem como objetivo oferecer aos municípios soluções para seus gargalos de gestão, alia a tradição da AMM aos conceitos de modernidade exigidos pela gestão pública atual.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.