quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013 11:55h Assessoria de imprensa Sebrae Minas

Otimismo no 1º trimestre de 2013

Pequenos negócios mineiros preveem aumento do faturamento e crescimento da atividade econômica

Micro e pequenas empresas estão com boas expectativas para os três primeiros meses do ano.  É o que mostra a pesquisa do Sebrae Minas,   Expectativas das MPE mineiras  no 1º trimestre de 2013. O estudo foi feito com 265 empresários nas regiões Norte, Sul, Noroeste, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, Triângulo e Leste do estado e dos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria.

 

De acordo com o levantamento, a maioria dos empresários (69,2%) está otimista apesar do Índice de Expectativa  (IE: 53,9) ser menor que nos três últimos meses do ano passado (IE 56,1). O pagamento dos impostos do início do ano, como IPVA e IPTU e a diminuição no consumo devido às férias podem ter contribuído para diferença no resultado.

 

Apesar de o índice do 1º trimestre deste ano ter sido menor que o do trimestre passado, 45,7% dos empresários acreditam que nos três primeiros meses de 2013 haverá um aumento no faturamento da empresa e 47,6% esperam o crescimento do ramo da atividade. Há também uma previsão de que os custos operacionais da empresa aumentem, de acordo com a maioria dos entrevistados.

 

Os setores que apresentaram as melhores expectativas foram serviços (EI: 55,1) e construção civil (EI: 54,3). Já os empresários das regiões do Noroeste de Minas (EI: 56,8), Norte (EI: 55,6) e Jequitinhonha e Mucuri (EI: 56,4) foram os mais otimistas.

 

O Índice de Expectativa é medido a partir da percepção dos  entrevistados sobre aspectos da empresa, tais como: investimento e infraestrutura, crescimento do ramo econômico, utilização da capacidade de produção instalada, faturamento, crescimento da economia do país, custo financeiro e operacional do negócio.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.