terça-feira, 28 de Junho de 2011 10:05h Atualizado em 28 de Junho de 2011 às 10:20h. Flávia Brandão e Liziane Ricardo

Parlamentares mineiros na China

Dep.Fabiano Tolentino fez parte da comitiva que assinou vários convênios com o país oriental

Após onze dias em viagem à China, para participar da Feira Internacional do Café em Pequim, o deputado estadual Fabiano Tolentino (PRTB) disse que assinou um memorial junto ao governador do país ocidental para abrir oportunidades de negócio entre Brasil e China.


O governo Chinês, por já ter o hábito de ajudar as empresas do país, acarreta em uma parceria entre empresários e governantes. Sobre este contexto, os representantes mineiros, fizeram contato com alguns líderes governamentais, como o governador da Província de Zhejiang, Xu Hong Zum. Na oportunidade do encontro, foi assinado o memorial, ou seja, um convênio entre a cidade de Hangzhou Província de Zhejiang e o estado de Minas Gerais, o qual abre as negociações entre as duas Províncias. “Durante a reunião tivemos total abertura do governador, e também por parte do prefeito e do legislador do município”, comentou Tolentino. O convênio assinado entre China e Minas, abriu as portas para maiores negociações.   


O peeretebista por fazer parte da Comissão de Agronegócios da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pretende a partir da viagem, convocar audiências públicas para discutir as possibilidades de abertura com o campo chinês. “Outro ponto de pauta é visitarmos as entidades Fiemg, Faemg e o governador Antônio Anastasia, para mostrarmos a receptividade que tivemos na China, e também para apresentar o memorial assinado no oriente, do qual visa buscar abertura de novos negócios”, esclareceu Tolentino.


Dentre a comitiva de mineiros representando Minas Gerais, estiveram presentes também representantes da Exporta Minas que é uma entidade ligada ao governo estadual, junto dos demais consultores do café mineiro, além de empresários do setor cafeeiro.  


“A viagem foi muito proveitosa. A princípio fomos participar da feira internacional do Café e vimos o quanto foi produtiva a feira para o pólo cafeeiro, e também através deste memorial assinado entre Minas e China”, ressaltou.

 

 

CONSUMO DE CAFÉ

 

Na oportunidade da feira foi montado um estande do café colhido na cidade de Machado no Sul de Minas. Entre as novidades, o parlamentar comentou sobre a forma como os chineses tomam o café. “As doses além de serem bem grandes, são servidas sem açúcar”, disse.
Os chineses já estão trabalhando na construção de máquinas expressas, o que remete a um aumento no consumo de café, e garante um volume maior de exportações entre Brasil e China. Como parte desta interação entre as duas nações, o prefeito de Hangzhou em setembro estará no Brasil e possivelmente agendará uma visita á Minas Gerais. Caso, as agendas não sejam compatíveis, um grupo Ásia Parque Center (APC) virá para visitar o governador Anastásia.

 

 

ESTÁDIO OLÍMPICO

 

O deputado revelou ainda que durante a viagem teve a oportunidade de visitar o Estádio ‘Ninho do Pássaro’ construído para atender as Olimpíadas de Pequim. O local ainda está em reformas, porém Fabiano Tolentino acompanhou junto dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC) e Célio Moreira (PSDB) a forma como os chineses administram toda a reforma do estádio olímpico.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.