sexta-feira, 30 de Outubro de 2015 11:56h

Parlamentares são condecorados com Medalha Santos Dumont

Solenidade aconteceu nesta quinta-feira (29), na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont

Sete parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram condecorados, nesta quinta-feira (29/10/15), com a Medalha Santos Dumont, em solenidade realizada na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont (Zona da Mata). Este ano, 131 pessoas foram agraciadas. O principal homenageado foi o ministro de Estado da Defesa, Aldo Rebelo, que recebeu o grau máximo da medalha, o Grande Colar. A condecoração foi criada em 1956, pelo Governo do Estado, por meio da Lei 1.493.

Durante os pronunciamentos, tanto o ministro Aldo Rebelo quanto o governador Fernando Pimentel destacaram a persistência e a determinação de Alberto Santos Dumont, pioneiro da aviação, esportista e inventor mineiro, que faleceu em 1932. Pimentel afirmou que o exemplo dessa determinação é importante em uma época de dificuldades.

O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que já havia sido condecorado anteriormente, foi promovido ao grau Ouro da medalha. Também foram agraciados com o grau Ouro os deputados Durval Ângelo (PT) e Tiago Ulisses (PV). Foram condecorados com o grau Bronze da medalha os deputados Cristiano Silveira (PT), Dirceu Ribeiro (PHS) e Missionário Márcio Santiago (PTB), além da deputada Celise Laviola (PMDB). Os deputados Isauro Calais (PMN) e Doutor Wilson Batista (PSD) não participaram da cerimônia e receberão a condecoração posteriormente. Eles foram agraciados, respectivamente, com o grau Bronze e Ouro da medalha.

Tradicionalmente, a solenidade da Medalha Santos Dumont acontece na Fazenda Cabangu, onde o aviador mineiro nasceu, passou os primeiros anos da infância e ainda morou no fim da vida. Hoje, a fazenda pertence ao Governo do Estado e foi transformada em museu, inaugurado em 1973.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.