terça-feira, 5 de Julho de 2016 15:57h ALMG

Parlamento Jovem de Minas 2016 realiza etapa regional

Paralelamente à discussão das propostas sobre mobilidade urbana, acontece escolha de tema para edição do ano que vem

O Parlamento Jovem de Minas 2016 entrou em uma fase decisiva com a realização, em todo o Estado, da etapa regional. A iniciativa é um projeto de formação política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) destinado aos estudantes dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação nos poderes legislativos municipal e estadual. O tema desta edição é mobilidade urbana.

Na semana passada, foi concluída a etapa regional na Zona da Mata I. Até meados de julho acontecerão plenárias regionais nos polos Noroeste, Norte e Jequitinhonha, Sul de Minas II, Triângulo, Central, Médio Piracicaba, Sul de Minas I, Sul de Minas III, Sul de Minas IV, Zona da Mata II e Centro-Oeste. A programação completa pode ser conferida no portal da ALMG.

 

 

 

Esta etapa do Parlamento Jovem compreende a reunião de grupos de trabalho para o estudo do documento de propostas, a preparação dos estudantes, planejamento e realização da plenária regional e, por fim, o envio de relatório e das propostas priorizadas à coordenação estadual do projeto.

Em cada plenária regional, os estudantes escolherão dois representantes para a plenária estadual, que será realizada em Belo Horizonte, na sede do Parlamento mineiro, de 24 a 26 de agosto. Assim, 24 jovens representarão os 12 polos na fase final.

 

 

 

A coordenadora do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo, Fernanda Freitas, disse que a maior expectativa para esta etapa é o aumento da participação dos estudantes porque na etapa regional mais municípios passam a interagir por meio de seus representantes.

“Se antes tínhamos mais de 100 alunos, nessa edição teremos cerca de 700 estudantes discutindo, para além dos limites dos seus municípios. Esse será um grande ganho. Além disso, na plenária estadual teremos representantes dos municípios e das regiões, tendo de serem todos de cidades diferentes entre si”, explica Fernanda Freitas.

 

 

Paralelamente a esse processo, acontecerá, nas plenárias regionais, a escolha do tema do Parlamento Jovem 2017. As câmaras enviarão as sugestões dos estudantes à coordenação estadual até 18/7. Três temas serão selecionados levando em conta critérios como viabilidade, originalidade e relevância.

Os estudantes, então, buscarão identificar o preferido em cada município. A votação do tema da edição 2017 pelos estudantes acontecerá na véspera da realização da plenária estadual.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.