sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2014 12:30h

Parque Estadual do Rio Doce é homenageado no Carnaval de Marliéria

Neste sábado (1º) ocorrerá o desfile do bloco caricato no centro da cidade, cujo enredo refere-se ao Parque.

Como parte das comemorações do aniversário de 70 anos de criação do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), que acontecerá em julho, o município de Marliéria prestará uma homenagem à unidade de conservação, com um samba-enredo que será tema do Carnaval da cidade em 2014.  Neste sábado (1º) ocorrerá o desfile do bloco caricato cujo enredo refere-se ao Parque. A festividade é organizada pela Prefeitura Municipal e acontecerá no centro da cidade, na Praça JK.

De acordo com o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius de Assis Moreira, o samba-enredo “Dom Helvécio, Perd e Marliéria Tudo a Ver”, homenageia o Bispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira (1876 - 1961), o primeiro defensor da criação da unidade de conservação criada em 1944. “O samba enaltece o fundador da unidade que abraçou a ideia de criação do Parque, preservando memórias, vidas, fauna e flora”, completou.

No feriado também serão realizadas atividades no Parque como trilhas interpretativas, rapel, palestras, passeio de barco, pedalinho, caiaque, gincanas e exposições para o público. “As atividades tem o objetivo de mostrar as belezas naturais, além de sensibilizar os visitantes sobre o valor do PERD”, informou o gerente. São aguardadas cerca de duas mil pessoas para as festividades de carnaval da cidade.

O Parque Estadual do Rio Doce está situado nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. No local é possível encontrar a maior área contínua de Mata Atlântica do Estado. Possui quarenta lagoas naturais, dentre elas, a Lagoa Dom Helvécio, com mais de 6km² de extensão e profundidade de até 32 metros. A unidade de conservação também protege grande diversidade de espécies da fauna como as ameaçadas de extinção onça pintada, o macuco e o mono-carvoeiro, maior primata das Américas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.