terça-feira, 18 de Outubro de 2011 13:11h Flávia Brandão

Partidos políticos podem enviar lista de filiados em abril de 2012

Ministra afirma que pré-candidatos não serão prejudicados, se filiação foi concretizada até dia 07

O prazo para que os partidos políticos submetam a lista atual de seus filiados, esse ano, à Justiça Eleitoral terminou na última sexta-feira (14). As legendas, que tiveram problema no envio da listagem ao Superior Tribunal Eleitoral (STE) não estarão comprometidas com seus pretensos candidatos a 2012 - com a condição que as filiações tenham sido feitas até o dia 07 de outubro 2011 - já que em abril do ano que vem, o TSE abre oportunidade para o envio da lista como determinado pela ministra Nancy Andrighi, ao analisar pedido do PSD para prorrogar o prazo do envio da lista de filiados.


De acordo com informações do TSE mais de 1,8 milhões de pessoas  se filiaram a partidos políticos e 543.306 se desfiliaram nos últimos seis meses. Abril e outubro são os meses que os partidos devem submeter suas listas atuais de filiados conforme determina a legislação eleitoral. O assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Rogério Tavares, explicou que não houve prorrogação de prazo, na verdade é determinado que em abril e outubro os partidos submetam as listas ao STE, e o que a ministra alertou é que a condição para lançarem como candidatos é a filiação partidária até dia 07 de outubro, um ano antes do período eleitoral, mesmo a lista sendo enviada em abril de 2012.  


Na decisão, a ministra Nacy Andrighi diz: “os eleitores que pretendam concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições municipais, cujas filiações devem ter ocorrido, conforme previsão legal, até a última sexta-feira (7) no âmbito partidário, não serão prejudicados caso seus dados deixem de ser incluídos pelos respectivos partidos”.


Com base nos dados colocados pelos partidos no sistema Filiaweb, o TSE prevê a divulgação das relações oficiais de filiados a partir do próximo dia 19 de outubro. Já o cronograma para o tratamento das informações de filiação partidária da segunda semana de abril de 2012 deverá ser aprovado pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral até março do próximo ano.

 

 

PSD


A reportagem da Gazeta do Oeste questionou o presidente do PSD Municipal , Flávio Ramos, se houve problema no envio da listagem ao TSE, já que o partido pleiteou a prorrogação do prazo a Justiça Eleitoral. Ramos afirmou que “apesar do pouco tempo” o partido em Divinópolis conseguiu enviar sua listagem com 60 novos filiados e irá lançar chapa completa para o próximo pleito com 26 candidatos, sendo que não pretende fazer coligação. “O prazo para filiações foi curto, mas como já tínhamos o sentimento positivo de aprovação do partido nós não tivemos problemas no envio da nossa listagem”, declarou.  
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.