quarta-feira, 14 de Setembro de 2011 12:59h André Bernardes

Pediatras realizam Assembleia para discutir melhores condições de trabalho

Os pediatras de Minas Gerais se encontram hoje em uma Assembleia para discutir melhores condições de trabalho e remuneração. A Sociedade Mineira de Pediatria enviou um comunicado para a imprensa pontuando as principais reivindicações.


Muitos jovens estudam para o vestibular de medicina que é um dos cursos mais concorridos devido a remuneração. Mas os médicos estão sofrendo com a desvalorização profissional. Na nota enviada pela sociedade, eles apontam que diminuiu o número de estudantes de medicina que se especializam em pediatria pela situação precária e baixos salários. A sociedade alega que o pediatra recebe apenas pelos honorários de consultas e não recebe por procedimentos como exames instrumentalizados, colocação de próteses, cirurgias ou procedimentos invasivos. Eles afirmam que a especialidade precisa de uma dedicação, pois acompanha a criança desde seu nascimento até a adolescência. A especialidade foi a primeira na área médica a exigir a comprovação da especialização.


No início do mês os médicos ameaçaram paralisar os atendimentos pelos planos de saúde no próximo dia 21 devido à baixa remuneração. Os pediatras também questionam que devido aos custos de consultório com material, telefone, funcionário e outros acessórios e os baixos repasses feitos pelos planos de saúde, inviabilizam a manutenção. De acordo com a nota, a sociedade dos pediatras diz que eles “pagam” para trabalhar.


Na saúde pública eles afirmam que o baixo salário e a inexistência de planos de cargos e salários são os principais motivos da falta de médicos pediatras na rede pública e em caso de trabalhar para empresas privadas pagam baixos salários e ainda ocorrem descontos administrativos.


Os especialistas discutirão na assembleia de hoje propostas para que melhorem essas condições de trabalho. Em Divinópolis, os pediatras estão apoiando a assembleia. Recentemente os profissionais de um hospital local haviam ameaçado  paralisar o atendimento devido aos baixos salários. Procuramos o presidente da Região Oeste de Pediatria, Doutor Nozor Galvão, mas ele estava viajando. 

pediatras, realizam, assembleia, discutir, melhores, condicoes, trabalho

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.