quarta-feira, 22 de Abril de 2015 12:15h

Pequenas empresas mineiras lançam suas próprias franquias

Empreendimentos, apoiados pelo projeto Minas Franquia, serão apresentados ao mercado, no dia 29 de abril, em BH

Vinte e uma pequenas empresas de Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora e Uberlândia estão investimento no mercado de franquias. As novas franqueadoras, apoiadas pelo programa Minas Franquia serão apresentadas ao mercado e terão a chance de captar investidores. O lançamento oficial das franquias será realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no dia 29 de abril, às 19h, em Belo Horizonte. Durante o evento, gratuito e aberto ao público, será promovida a palestra Como Construir uma Marca de Sucesso, com o empresário Eloi D´Avilla de Oliveira, dono da franquia Flytour. Inscrições gratuitas: (31) 3379-9359

Dede 2014, os participantes do programa Minas Franquia receberam acompanhamento dos consultores do Sebrae Minas, que os orientam a respeito do mercado de franchising. “Eles os auxiliam, por exemplo, na criação de uma circular de oferta de franquia, documento que explica e descreve detalhadamente as operações e os compromissos da franqueadora e dos franqueados, na montagem do estudo econômico e na elaboração do contrato padrão e manual técnico que devem ser entregues aos futuros franqueados”, detalha a analista da Unidade de Mercados e Relações Internacionais, Alessandra Simões.

As empresas participam de cursos de capacitação e de visitas técnicas a franquias do segmento que pretendem atuar, bem como a grandes redes franqueadoras, para entender melhor o funcionamento do setor. Um desses ensinamentos diz respeito à padronização dos pontos de vendas e dos produtos e serviços ofertados pela rede de franchising.

De acordo com a analista do Sebrae, o Minas Franquia engloba três etapas: avaliação dos potenciais franqueadores, elaboração e formatação da documentação das franquias e lançamento. Na primeira fase, os consultores do Sebrae Minas analisam se a empresa tem mais de dois anos de mercado, se é rentável e qual o nível de padronização dos processos. O segundo passo consiste na elaboração dos documentos legais e na adequação da empresa para se tornar uma franqueadora. Já a última etapa se refere à abertura das unidades franqueadas.

“Ao longo desse processo, também verificamos a qualidade da gestão, dos produtos e da padronização dos processos internos, visto que os empreendimentos envolvidos no programa precisam ser bem estruturados para suportar o crescimento em espiral proporcionado pelo franchising”, explica Alessandra Simões.

Mercado internacional

Entre as empresas franqueadoras está a Green Co, que fabrica produtos têxteis materiais 100% naturais e sustentáveis. Hoje, a empresa mantém confecção própria e lojas em Belo Horizonte. As peças também são comercializadas em mais de 120 lojas multimarcas em outros estados brasileiros. Somente em 2014, o negócio cresceu mais de 40% com a venda de camisetas, calças, saias, vestidos, calçados e acessórios, todos produzidos com materiais e tecidos 100% orgânicos (fibras de algodão, celulose, bambu e cânhamo) e recicláveis (plásticos reutilizados).

Com a empresa já consolidada no mercado, o empreendedor decidiu dar um novo passo: levar a Green Co para outros cantos do país e do exterior. O empresário Cassius Pereira negocia a abertura de sete franquias da Green Co: seis no Brasil e uma em Miami (Estados Unidos), que poderá ser a primeira loja internacional da marca. Cada franqueado deverá investir cerca de R$ 350 mil, valor que inclui despesas com a adequação e decoração da loja, capital de giro, estoque inicial e taxa de franquia - o retorno do investimento inicial varia entre 16 e 24 meses. “A principal vantagem do franchising será o aumento do número de lojas e da visibilidade da marca sem precisar direcionar recursos diretamente na abertura de unidades próprias. l”, planeja o empresário. Se concretizados, os novos empreendimentos devem garantir-lhe faturamento 60% maior em 2015.

Processos padronizados

Também participante do programa Minas Franquia, o proprietário da Mastergeo Engenharia Planejamento, Renan Magalhães, alcançou bons resultados após criar padrões e normas de gestão para o negócio. “Conseguimos aumentar a produtividade, transmitir ao mercado uma imagem positiva e melhorar a qualidade dos serviços prestados”, conta. Ele lembra ainda que antes dessas mudanças as decisões eram tomadas com base nas observações de mercado e de maneira intuitiva.

Com noves anos de mercado, a Mastergeo oferece serviços variados no setor de construção civil e de projetos de infraestrutura, como geoprocessamento, topografia, elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos, assessoria registral e concessão de licenças nas cidades de Belo Horizonte e Divinópolis.

Os interessados em se tornar franqueado da Mastergeo precisarão, a princípio, ser de áreas relacionadas e investir um valor aproximado de R$ 80 mil, que contempla a taxa de franquia, a montagem do escritório e o capital de giro. Com a comercialização das franquias, ele espera que o faturamento aumente 40% em 2015 – no ano passado, a Mastergeo apresentou um crescimento 162% maior que em 2013.

Resultados

Desde 2011, o Programa Minas Franquia já beneficiou 60 empresas de Belo Horizonte, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha. Já foram gerados R$ 6 milhões em volume de negócios e a venda de 26 unidades franqueadas.

Para se inscrever no processo de seleção do Minas Franquia, entre em contato com um ponto de atendimento do Sebrae Minas em sua cidade, ou ligue para 0800 570 0800.

Lançamento do Programa Minas Franquia
Dia 29 de abril, às 19h
Mosaico Eventos - Rua Ludgero Dolabela, 260 - Barroca
Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita
Inscrições:

Conheça as franqueadoras

Belo Horizonte
Takos Cocina Mexicana
MasterGeo Engenharia
Lara Lis
Green Co
Segurar Premiun
Cia do Cartucho
The Kingdom Idiomas

Ipatinga
Giovana Mara Chocolates
Dommus Soluções
Animais.com
Inovare Aluguel de Carros
Santos Refrigeração

Uberlândia
Biolimp Saúde Ambiental
Caderno Virtual Informática e Educação
Interage Comercial
Seo Chico
Naturipapa

Juiz de Fora
Uptake Idiomas
Namariah Massas Rápidas
Adilson Alves Ladeira
Musctache Hand Pizza

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.