sexta-feira, 6 de Maio de 2011 16:15h Ag?ncia Minas

Peruanos buscam modelo de tratamento de esgoto da Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) recebeu, nesta quinta-feira (5), a visita de uma delegação peruana para mostrar os processos de tratamento de esgotos utilizados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do ribeirão do Onça, em Belo Horizonte.

 

Acompanhados por técnicos da Copasa, os peruanos visitaram a ETE para conhecer a estrutura e as etapas do tratamento, uma vez que a estação de tratamento em construção na cidade de Iquitos, no norte do Peru, tem concepção similar. A estação peruana tem previsão de operar com uma vazão de aproximadamente um mil litros por segundo.

 

Na ocasião da visita, a delegação também recebeu da gerente da Divisão de Apoio e Desenvolvimento de Controle (DVDO), Cristina Schembri, informações sobre as formas de parceria com a Copasa, visando o treinamento das futuras equipes de operação da ETE peruana.

 

Essa mesma delegação que esteve aqui na Copasa, em 2010, para buscar informações sobre projetos de ETE, desta vez veio conhecer detalhes dos métodos construtivos e discutir o funcionamento e o sistema de operação da estação de tratamento.

 

De acordo com a avaliação de Cristina Schembri, a Copasa tem interesse na parceria. “Esta ETE que está sendo construída em Iquitos, será importantíssima para o Peru e tem uma interface com Brasil, pois irá retirar os esgotos lançados in natura em rios Peruanos que constituem as nascentes do Rio Amazonas”, informou.

 

Os peruanos também fizeram uma ótima avaliação da visita e já estão prevendo retornar à Copasa para negociar uma possível parceria objetivando o treinamento dos operadores da ETE.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.