quarta-feira, 23 de Outubro de 2013 10:16h

Pimenta recebe “Esporte na Escola” nesta quinta-feira

Pimenta, 23 de outubro de 2013 – Alunos de escolas públicas de Pimenta participam amanhã, 24 de outubro, das atividades do Esporte da Escola, programa gratuito do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que incentiva experiências esportivas p

Pimenta, 23 de outubro de 2013 – Alunos de escolas públicas de Pimenta participam amanhã, 24 de outubro, das atividades do Esporte da Escola, programa gratuito do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que incentiva experiências esportivas para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. O evento ocorre na E.E. Padre José Espíndola a partir das 7h, com participação de professores e alunos de outras três escolas do município.

            A realização é do Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi. A mobilizadora do sindicato, Darci Garcia de Melo, que organizou o programa em Pimenta, informou que o evento foi um pedido dos educadores de Pimenta.

            Este é quinto Esporte na Escola realizado pelo sindicato neste ano, sendo três deles em Piumhi e um em Doresópolis. “Houve uma troca de informações entre os educadores das cidades vizinhas que indicaram o programa. O Esporte na Escola ajuda a melhorar a concentração e amplia o conhecimento por meio da prática esportiva, tornando o aprendizado mais alegre”, afirmou Darci.

            A diretora da E.E. Padre José Espíndola, Rosalina Tomé Gualberto Macedo, informou que irão participar das atividades 12 professores e cerca de 180 alunos com idade entre 12 e 14 anos. Para as atividades, foram convidadas ainda duas escolas municipais e a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).

            “Gostamos muito desse programa, pois vamos trabalhar a atenção dos alunos com atividades esportivas. Todo adolescente gosta de esportes e, assim, eles ficarão motivados em aprender evitando a evasão escolar”, afirmou a diretora.

            O programa Esporte na Escola acontece em apenas um dia com carga horária de 8h, sendo a parte matutina voltada para formação dos professores baseada na metodologia “ensinar através do esporte”, fundamentada na proposta da Escola da Bola.

            Na parte da tarde, professores aplicam diretamente a metodologia com seus alunos e ensinam a matemática, o português, a geografia através do esporte. São trabalhados jogo da velha, queimada inteligente e perceptiva, jogo das correntes, soma 3, dentre outras atividades.

O instrutor do curso, o educador físico Erick Godinho informou que as aulas são mais atrativas porque abordam competências cognitivas, afetivas e psicomotoras que podem ser trabalhadas dentro e fora da sala de aula. Dentre os benefícios para professores e alunos, estão melhora do raciocínio, maior rapidez na resolução de problemas, dinamismo e interatividade.

Sugestão de legenda:

Jogo da velha é uma das atividades utilizadas no Esporte na Escola para estimular raciocínio dos alunos

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.