sexta-feira, 31 de Outubro de 2014 08:53h

Plano Diretor Participativo de Cláudio é apresentado à população em oficinas

Visando a apresentar o Plano Diretor e estimular a participação da população claudiense, integrantes da equipe técnica ofereceram oficinas de capacitação na cidade

As oficinas foram realizadas na Escola Municipal Dr. Wilson Veado e no Centro de Geração de Emprego e Renda, com a participação de estudantes, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, conselheiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e representantes de associações de mulheres e de pessoas com deficiência física previamente inscritos.

Durante as oficinas, que aconteceram em dois dias (28 e 29/10), foram apresentados aos inscritos a necessidade da revisão do Plano Diretor, seus objetivos e o destaque para a importância da participação popular em todas as etapas da elaboração do anteprojeto.

A equipe técnica também realizou, junto aos participantes, jogos para estimular este envolvimento. Para Maria Luiza das Chagas, além do aprendizado, a oficina proporcionou descontração: “Está muito bom, porque eu tô vendo coisa que eu não sabia, estou aprendendo a colaborar e estou divertindo, conversando, conhecendo gente que eu não conhecia”.

Para o professor Geovani Clementino da Silva, a participação popular “é essencial, ela é o pivô, ela que diz quais são os problemas, onde eles estão e como é que vai ser feito para solucionar”. O professor também aprovou a oficina: “Foi muito gratificante porque há uma informação ao povo que gosta de participar, a gente vê que está realmente sendo feito algo de importante para a cidade”.

O vereador Cláudio Tolentino concorda e é esperançoso com relação aos resultados da revisão do Plano Diretor de Cláudio. “Aqui é um ponto muito bacana de ser discutido, o que nós temos aqui é a oportunidade de poder explicar para a população o que é o Plano Diretor. E, com certeza, a maioria da população claudiense ou de cidades menores também não sabe que pode fazer a sua participação. É um projeto participativo que todos podem dar sugestões e vai ser bem interessante aqui em Cláudio. Gostei muito desse curso aqui, foi muito bem explicado. Parabéns a todos vocês; espero que esse Plano seja revisado e seja aperfeiçoado da melhor forma possível”.

As oficinas representam uma preparação para os Encontros Preparatórios, nos quais os moradores apontarão a “cidade real” e a “cidade desejada”, servindo como plataforma para as etapas seguintes, que serão as Audiências Públicas e a Conferência da Cidade, nas quais serão definidas as diretrizes e as ações prioritárias do anteprojeto do Plano Diretor para ser votado na Câmara Municipal.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.