sexta-feira, 15 de Junho de 2012 09:46h Gazeta do Oeste

PM participa de seminário em preparação para a Copa

A Polícia Militar de Minas Gerais deu início ao seminário Policiamento Turístico em preparação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, nesta quarta-feira (13), em BH

A Polícia Militar de Minas Gerais deu início ao seminário Policiamento Turístico em preparação para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, nesta quarta-feira (13), na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Sergio Barroso, e o comandante geral da PMMG, coronel Márcio Martins Sant´Ana, participaram da abertura do encontro para uma plateia formada por cerca de 300 policiais da capital, Região Metropolitana e interior do Estado. O encontro visa preparar as forças de segurança de Minas para o evento esportivo.

 

Um dos destaques da programação desta quarta-feira (13) foi a palestra do gerente geral de segurança do Comitê Organizador Local (COL), Hilário Medeiros, profissional com vasta experiência em segurança pública e privada. Os participantes da Polícia Militar tiveram conhecimento do trabalho a ser desempenhando em conjunto com o COL antes e durante o evento.

 

O cabo Arilton, da diretoria de finanças da PMMG, destacou o conteúdo da agenda. “Estou adorando o seminário porque eu não tinha ideia de como seria um projeto de segurança para a Copa. O Hilário Medeiros expôs de forma clara como funciona com as seleções de futebol, como elas chegam ao estádio ou aos hotéis. É fundamental, para nós que atuamos na ponta do processo, agirmos sempre com tranquilidade para manter a ordem e segurança da população”, disse o militar.

 

Medeiros fez menção a incidentes ocorridos em Mundiais e alertou sobre a presença de gangues especializadas em provocar distúrbios durante os jogos. “Vocês podem estar seguros que grupos de vândalos virão para a cidade, sem ingressos, sem reserva de hotel, apenas para incomodar as seleções na porta dos hotéis e provocar tumulto. É preciso se preparar para a chegada deles”, sugeriu.

 

O coronel Sant´Ana destacou a importância de eventos preparatórios para a Copa destinados à Polícia Militar, reiterando a experiência da corporação em eventos de grande concentração de pessoas. “Nossos batalhões têm experiência significativa e expertise suficiente para atuar com muita responsabilidade, realizando um trabalho com maestria no nível que Minas Gerais já vem demonstrado ao país ao longo da história”, assegurou. O comandante geral da PMMG lembrou que a corporação terá um papel fundamental na segurança dos acessos ao estádio, no perímetro urbano da capital e cidades turísticas, além das Fan Fests. “O trabalho da inteligência será focado no perfil dos torcedores que visitarão nosso estado”, disse.

 

O Governo de Minas prepara um estudo, elaborado pelos especialistas em inteligência das principais forças de segurança do Estado, com análise de riscos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, previsto para ser finalizado em setembro deste ano. O documento vai detalhar ações preventivas e situações hipotéticas de risco com soluções correspondentes em segurança, como ataques terroristas, sequestros, sabotagens, entre outros. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e funcionários do sistema prisional do Estado vão trabalhar de forma integrada em futura sede comum, a Sala de Situação e Controle de Crise para a Copa. O novo espaço tem previsão de abertura no segundo semestre deste ano.

 

Para o secretário Sergio Barroso, a Copa do Mundo será uma oportunidade de exibir ao mundo a competência de Minas Gerais na realização do grande evento esportivo. “Serão bilhões de telespectadores focados no que vai acontecer em nosso Estado. A Polícia Militar, juntamente com as outras forças de segurança do estado, estará preparada para esse grande desafio que envolve dezenas de nacionalidades e perfis de comportamento”, conclui.

 

A programação desta quinta-feira (14), último dia do seminário, inclui palestras de representantes da Secretaria de Estado de Turismo e Secopa, além de convidados da prefeitura.

 

 

 

 

Agência Minas

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.