sexta-feira, 17 de Agosto de 2012 11:27h Gazeta do Oeste

Ponto ilegal de extração de areia é fechado na zona rural de Pedro Leopoldo

Uma operação da Companhia de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Belo Horizonte deflagrada na manhã desta sexta-feira fechou um ponto ilegal de extração de areia no Ribeirão do Urubu, na zona rural de Pedro Leopoldo, Grande BH. “O Ribeirão Urubu é um dos principais afluentes do Rio das Velhas. A operação tem o objetivo de combater a extração ilegal e proteger o meio ambiente”, explica o Major Valmir José Fagundes, comandante da companhia.

De acordo com major, a operação conta com 33 militares que farão abordagens simultâneas em 13 pontos de extração de areia, dispostos em aproximadamente 8 quilômetros do leito do ribeirão. O primeiro ponto lacrado pelos militares não tinha documentação que autorizasse a exploração no local e foi descoberto por volta de 9h da manhã. A previsão é que a ação termine no fim da tarde.

O militar explica que a companhia tem priorizado o combate às “principais atividades degradantes ao meio ambiente” na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com ele, em Lagoa Santa houve uma ação que fiscalizou a venda de pedras ornamentais. Em junho, a extração de areia no Ribeirão da Mata foi alvo de outra operação e em Bonfim fizeram combate ao desmatamento ilegal. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.