quarta-feira, 23 de Setembro de 2015 12:32h Agência Minas

Postos UAI emitem mais de 800 carteiras de identidade por agendamento eletrônico no 1º dia

Tempo médio de atendimento para emissão do documento varia entre 4 e 16 minutos. Pelo sistema antigo, chegava 2 horas de espera

As duas maiores Unidades de Atendimento Integrado (UAI) de Belo Horizonte deram início ao agendamento eletrônico para emissão de carteiras de identidade, que está funcionando simultaneamente ao sistema antigo, presencial. A partir de 1º de outubro, as UAI’s Praça 7 e Barro Preto só irão atender a essa demanda com agendamento prévio. A mudança prevê a melhoria na qualidade do serviço prestado ao cidadão mineiro, que poderá ser atendido com dia e hora marcados.

Aberto na terça-feira (22/9), o sistema registrou, só no primeiro dia, 592 solicitações para atendimento na unidade Praça 7 e 209 para a unidade do Barro Preto. O agendamento é realizado por meio do endereço eletrônico www.mg.gov.br/agendamento e os atendimentos são distribuídos de acordo com a capacidade operacional e o horário de funcionamento das unidades.

“O grande objetivo deste procedimento é humanizar o atendimento ao cidadão e também ao atendente”, reforça a coordenadora especial de Gestão das UAI’s, Christiane Bolda Lazzarotti. Com o agendamento, evita-se que o solicitante aguarde longos períodos na unidade e também favorece um melhor ambiente de trabalho aos atendentes.

O tempo médio de espera na UAI Praça 7, que hoje varia entre 1h30 e 2 horas, podendo chegar a 4 horas em dias de grande procura, será reduzido à média de 4 a 16 minutos. O agendamento prevê tempo suficiente para atendimento no guichê e coleta de digitais do requerente.

Com a medida, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) implanta o sistema de agendamento online para emissão do documento em todas as UAI’s da capital e da Região Metropolitana. Atualmente, das 28 UAI’s, seis realizam o atendimento por meio de agendamento: as unidades do Barreiro e Venda Nova (BH), Betim, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

Nos casos em que o cidadão não encontrar vaga para agendamento e necessite do atendimento com urgência, como motivo de saúde, viagem, emprego, entre outros, após as devidas comprovações e análise da supervisão local, o serviço poderá ser realizado fora da agenda.

Como agendar o atendimento

Osistema de agendamento eletrônico do Governo de Minas Gerais permite, entre outros serviços, requerimento do seguro desemprego, emissão da carteira de trabalho, atendimento ao candidato à doação de sangue e a emissão da carteira de identidade.

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