segunda-feira, 5 de Outubro de 2015 10:04h

Praça da Assembleia será reinaugurada amanhã

Reabertura da Praça Carlos Chagas para o público terá uma série de atividades culturais e recreativas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte inauguram oficialmente a nova Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, na próxima terça-feira (6/10/15), às 18h30. A solenidade de reabertura terá as presenças do presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, entre outras autoridades. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, fará uma bênção simbólica da praça. O evento terá, ainda, apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, às 19 horas.

"A praça ficou ainda mais convidativa para a convivência das famílias e a prática de atividades ao ar livre. Além disso, a integração com o Hall das Bandeiras é um convite às pessoas que frequentam o espaço para que conheçam melhor a sede e o trabalho do Legislativo", destaca o presidente Adalclever Lopes.

As festividades de reabertura vão ocorrer, também, nos dias 14 e 25 de outubro. No dia 14, às 18h30, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta na praça. No dia 25, das 9 às 12 horas, diversas atividades recreativas serão realizadas no novo espaço. Na programação do Domingo na Praça, estão meditação, cantigas de roda e contação de história teatralizada, além de pipoca e algodão doce. Nesse dia, food trucks se reúnem nas imediações da Praça da Assembleia com diversas opções de comidas e bebidas.

Eventos – Na terça-feira (6), a Assembleia terá, ainda, outros dois eventos. Às 16 horas, ocorrerá a inauguração do retrato do ex-presidente da ALMG Dinis Pinheiro, período 2011-2015, no Salão Nobre. E, às 17 horas, haverá o descerramento de novas placas do monumento em homenagem aos doadores de órgãos e tecidos de Minas Gerais, instalado nos jardins do Hall das Bandeiras. Inaugurado em 2014, o monumento foi desenvolvido pelo artista plástico Leo Santana e reúne duas estátuas de bronze e um piso de placas de aço, nas quais estão inscritos nomes de doadores. A partir da autorização dos familiares, serão instaladas placas com 307 novos nomes.

Nova Praça da Assembleia tem várias novidades

A requalificação da praça integra as ações do projeto Assembleia de Todos, que compôs a carteira de 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da Casa. A reforma levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011. Alguns dos ganhos que a obra trouxe são iluminação de LED (mais eficiente e econômica), com 198 postes (84 a mais que antes da reforma); três bebedouros; mais aparelhos para ginástica; e um circuito de caminhada com 700 metros.

Na nova praça, o coreto foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local. O piso também foi reformado e ganhou reforço em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso. Três playgrounds com piso emborrachado e brinquedos de madeira também são novidades.

O local ganhou, ainda, bicicletário e novas mesas de xadrez, uma delas adaptada para cadeira de rodas. Além disso, conta com novo paisagismo com fontes luminosas, 28 árvores a mais só na praça e irrigação automatizada com mais aspersores. No entorno da praça, foram construídas, ainda, rampas e elevações para travessia de pedestres e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.