quinta-feira, 6 de Outubro de 2011 12:45h Atualizado em 8 de Outubro de 2011 às 09:07h. Flávia Brandão

Prazo para filiações partidárias terminou ontem

Ontem (7), terminou o prazo de filiações a partidos políticos para os cidadãos, que têm a pretensão de se lançarem como candidatos a vereador ou prefeito nas eleições municipais de 2012. A chefe do Cartório Eleitoral da 103ª Zona Eleitoral de Divinópolis, Cíntia Greco, explica que atualmente as filiações são feitas pelos próprios partidos - por meio do aplicativo Filiaweb do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - sem necessidade de visita ao cartório, já às desfiliações obrigatoriamente devem ser comunicadas ao cartório da cidade. Do início de setembro até ontem (5), a 102ª e 103ª zonas eleitorais de Divinópolis apontaram a entrega de cerca de 110 desfiliações. A expectativa é que a entrega dos comunicados - que é condição para filiação a outro partido - cresça ainda mais até essa sexta-feira. 


De acordo com informações divulgadas no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) todos os futuros candidatos deverão estar não apenas com a filiação partidária regularizada até essa sexta como também com os domicílios eleitorais nos municípios, nos quais pretendem disputar as eleições. O TRE-MG afirma ainda que os partidos têm até o dia 14 de outubro para apresentar a lista de filiados atualizada para a Justiça Eleitoral, por meio do Filiaweb.


Filiações


De acordo com  Cíntia Greco, Divinópolis possuiu atualmente 154. 370 mil eleitores. No portal do TSE constam 21 partidos politícos, que estão vigentes no município. A reportagem da Gazeta do Oeste procurou cinco partidos da listagem - sendo que quatro deles possuem atualmente representação na Câmara Municipal de Divinópolis – no intuito de verificar a movimentação de filiações, que encerra no próximo dia 07.


PTdoB


O presidente do PTdoB e vereador, Roberto Bento, disse que há dois anos já vem trabalhando as filiações e houve um aumento de 70%  de novos nomes no último ano na sigla. Ele conta que o PTdoB juntamente ao PRP, que é presidido pelo seu filho, Paulo Silveira, irá lançar 34 pré-candidatos ao Legislativo e ele está como pré-candidato ao Executivo. Relativo a números, o vereador afirma que em  setembro aconteceram cerca de 10 filiações.


PV


Iris Moreira, assessora parlamentar da vereadora Heloísa Cerri e presidente do PV conta que no período de setembro até outubro foram constatadas cerca de 120 novas filiações. “Fomos mais procurados do que procuramos, o que nos deixa muito satisfeitos. Estamos muitos tranquilos e com nomes muitos bons”, declarou. Iris disse que o PV tem 31 pré-candidatos ao Legislativo e poderá lançar Heloísa Cerri como candidata ao Executivo, mas isso é uma decisão que poderá ser fechada até abril.


PMDB


Fausto Barros, presidente do diretório do PMDB, disse que em setembro é natural um movimento maior de filiações e desfiliaçoes. Ele cita em torno de 15 novas filiações. Segundo ele o PMDB está preparado para o dia 07 e pretende lançar chapa completa para 2012, sendo que existem 40 pré-candidatos.


PT


O PT, que atualmente não tem representação na Câmara Municipal de Divinópolis, é presidido na cidade por Luiz Carlos Teixeira (Luizinho). De acordo com ele, o PT tem feito filiações e desfiliações todos os dias - período de setembro/outubro -  em torno de quatro a cinco e não é possível precisar um número exato. No entanto, Luisinho estipula  “por alto”, que em setembro foram realizadas cerca de 50 filiações. A respeito de pré-candidatos ele conta que já existem em torno de 15 nomes para pré-candidatos.


PSDB


Segundo Luiz Militão, presidente do PSDB, a sigla ainda não tem os dados a respeito das novas filiações, e nao poderia precisar nem por alto o número, antes de sexta-feira. No entanto  destacou que o PSDB é um partido já antigo na cidade e tem mais de 1000 afiliados, diante disso a proposta agora é crescer “qualitativamente observando a regionalização do município”. Militão afirma que 28 a 30 nomes estão sendo cotados como pré-candidatos para compor a chapa completa dos tucanos.  

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.