segunda-feira, 18 de Novembro de 2013 05:56h Pollyanna Martins

Prazo para recadastramento do programa Bolsa Família está chegando ao fim.

As famílias que não recadastraram o benefício Bolsa Família têm até o dia 13/12 para procurarem os locais para recadastramento ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A Secretaria identificou 500 usuários que serão descredenciados por não at

As famílias que não recadastraram o benefício Bolsa Família têm até o dia 13/12 para procurarem os locais para recadastramento ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.  A Secretaria identificou 500 usuários que serão descredenciados por não atenderem aos critérios de elegibilidade. Para permanecer ou cadastrar no programa, a família precisa ter renda de até R$140 por pessoa, e manter o cadastro atualizado com cartão de vacina em dia, frequência escolar e atualizar o endereço junto ao órgão. Já outros 360 beneficiários aguardam segunda análise e podem perder o benefício.
Em Divinópolis são cerca de 16 mil famílias cadastradas nos programas sociais. A revisão que começou no dia 22/10 ainda estima que 1000 famílias não fizeram o recadastramento nos últimos dois anos. O CRAS também está nesta fase final de atualização para facilitar o acesso da população. “Faremos algumas ações como a descentralização do recadastramento das famílias para o Cras, estabelecimento de postos de coleta de dados em unidades coordenadas pela Semds, dentre elas o Restaurante Popular e também um ponto de recadastramento volante para os mais vulneráveis, das áreas de difícil acesso no município”, destaca o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Paulo Prazeres.

 


Por meio de um cadastro, as famílias poderão ser inseridas em outros programas como: Tarifa Social, que oferece desconto na conta de água e energia, isenção em inscrição de concurso público e oportunidade para participarem dos cursos do Pronatec. Outra ação para atender a população será realizada dia 15/12 na capela Santa Tereza D’Ávila no bairro Jardim Candidés. O intuito da ação é prestar assistência social, psicológica, espiritual e além da busca ativa por usuários sem atualização no cadastro, para completar a ação os participantes terão direito a almoço, lanche, aferição de pressão e corte de cabelo. “Tudo o que nós fazemos aqui na Secretaria, nós vamos fazer no dia 15/12. Então quem não estiver em dia com o programa, vai poder atualizar nesta ação”, esclareceu a coordenadora do Programa Bolsa Família, Adriana Magela.

 


Os documentos necessários para atualização são: Xérox da carteira de identidade, CPF, título de eleitor e da carteira de trabalho de todos os maiores de 18 anos que residem na casa; Xérox do comprovante de renda recente de todos que trabalham na casa e se alguma pessoa estiver recebendo seguro desemprego trazer o comprovante do último pagamento; Xérox das certidões de nascimento de todos que residem na casa (se for casado, separado ou divorciado, trazer certidão de casamento ou de nascimento se ainda tiver); Xérox do comprovante de endereço recente (somente da Cemig); Levar o número de telefone fixo (mesmo que seja de favor); e o número do NIS (Cartão Bolsa Família) se houver. 

 


Os usuários poderão comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: rua São Paulo, 114, Centro, telefone (37)3222-7080; Cras Noroeste – Serra Verde: rua das Garças, 311, telefone (37)3214-3054; Cras Sudoeste – bairro São Miguel: rua Cascalho Rico, 131, telefone (37)3221-8947; Cras Sudeste – Interlagos: rua Xisto Gontijo, 170, telefone (37)3215-5254; Cras Nordeste – Danilo Passos II: rua José Santos Silva, 45, telefone (37)3212-6624 para atualizarem o cadastro até a data limite.  A partir de janeiro de 2014, as famílias que não atualizarem os cadastros começarão a ter os benefícios bloqueados. Quem tiver o benefício bloqueado e permanecer sem atualização cadastral, terá o benefício cancelado a partir do mês de março de 2014. O prazo para atualizar o cadastro e evitar o cancelamento é até 14 de fevereiro de 2014.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.