quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015 13:06h

Prefeito de Mateus Leme convoca servidores para reduzir consumo de água em 30% nos órgãos públicos

No momento em que a escassez de água ameaça o abastecimento de várias cidades e desperta a atenção do poder público para a realização de campanhas educativas, o prefeito de Mateus Leme

No momento em que a escassez de água ameaça o abastecimento de várias cidades e desperta a atenção do poder público para a realização de campanhas educativas, o prefeito de Mateus Leme, Marlon Guimarães, publicou uma requisição convocando todos os servidores municiais a economizar água. O objetivo da medida, que entrou em vigor esta semana, logo após o lançamento da campanha “Agenda Azul, Nosso Compromisso com a Preservação”, é conseguir reduzir o consumo de água nas repartições públicas em 30%, atendendo a meta estabelecida pela Copasa para o enfrentamento à crise hídrica.

Ao propor a requisição, o prefeito justificou. “Nossa medida é muito mais do que um pedido, é um apelo para que a administração municipal faça sua parte e seja um exemplo para a população na tomada de decisões que reflitam na efetiva economia dos recursos hídricos”.

De acordo com Marlon Guimarães, a redução do consumo nas repartições públicas é necessária e fundamental. “Os servidores, conscientes de sua missão institucional, são importantes multiplicadores de nossas ações. É através deles que vamos disseminar valores de consciência ambiental e de corresponsabilidade com o uso racional da água, indispensáveis para que não soframos um possível racionamento”, destacou o prefeito.

Ações efetivas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está preparada para esclarecer dúvidas e auxiliar a população com a orientação de medidas simples que podem ser adotadas em qualquer local para economizar água.

·         Checar vazamentos em canos e não deixar a torneira pingando

·         Substituir o uso de mangueira (vassoura hidráulica) por vassoura e balde na limpeza de quintais, varandas e áreas de circulação de pessoas;

·         Reaproveitar água da chuva para aguar os jardins e vasos de plantas;

·         Reaproveitar água da máquina de lavar para lavar calçadas;

·         Tomar banhos curtos;

·         Não deixar a torneira aberta enquanto escova as dentes;

·         Deixar a carne e outros alimentos descongelarem dentro da geladeira, sem colocá-los debaixo da torneira;

·         Adotar o uso de baldes, ao invés de mangueira, quando for lavar o carro e preferir jardins a quintais cimentados, o que favorece a infiltração da água no solo;

Mais informações sobre as medidas de economia ou sobre o projeto “Agenda Azul” podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (31) 3535.4250.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.